Últimas notícias

Em menos de dois dias, volume de 200mm de chuva causa transtorno em Flores da Cunha

Defesa Civil monitora o alto índice de chuva. No interior, 16 estradas estão com algum tipo de bloqueio

Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

O temporal que começou nesta segunda-feira (29) causou estragos em Flores da Cunha. A RGE já atendeu 20 ocorrências de falta de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros prestou dois atendimentos em virtude das chuvas. Até o final da tarde desta terça (30), haviam sido identificados cerca de 16 pontos com bloqueios parciais em estradas do interior. Na área central não houve nenhum registro.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC) está monitorando o alto volume de chuvas que atinge o município. Em caso de emergência, como alagamentos, a comunidade deve acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193, que atuará junto à Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Guarda Civil Municipal no atendimento à população.

Dados revelam que desde a noite de segunda, foram acumulados mais de 200 milímetros de chuva no município. Deste total, 134,6 milímetros somente nesta terça. A Defesa Civil esteve reunida durante a tarde para traçar um diagnóstico das principais ocorrências registradas. A equipe está atenta à previsão meteorológica para os próximos dias.

A Prefeitura dispõe de um ponto atendimento e acolhimento para abrigar famílias em áreas de risco. Nestas situações, é necessário acionar o 193. Em caso de emergência, podem ser acionados a Guarda Civil Municipal, pelo fone (54) 99901-0904; o Samu, pelo 192; ou a Base das Ambulâncias, cujo número é (54) 99939-5463.

***

O Rio Curuzú, que fica na Linha 80, interior de Flores da Cunha, teve uma aumento significativo no nível das águas. Também na Estrada das Oliveiras, próximo à Cantina Britvis, muita água na pista.

Confira o vídeo do Rio Curuzú na tarde desta terça-feira (30), por volta das 17h.

Outro ponto afetado em Flores da Cunha foi no bairro São Cristóvão. Confira as imagens:

TRÂNSITO

Segundo informações da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), devido a quedas de barreiras em diversos pontos na ERS-122 precisaram de bloqueio. As equipes da Concessionária estão trabalhando na rodovia para liberar o trânsito e garantir a segurança das pessoas.

No km 93 da ERS-122, próximo à empresa Fante Bebidas, o trânsito segue no sistema ‘Pare e Siga’, devido a buracos no asfalto gerados pela água. (Atualização: 17h30)

Pela manhã desta terça, os Km 103 a 113 da ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, o trânsito precisou ser bloqueada em função de desmoronamentos. Porém, o trecho foi liberado por volta das 17h desta terça-feira (30).

Água acumulada sobre a pista na Estrada para Otávio Rocha, em Flores da Cunha, na altura da Linha 80. O arroio que passa pela comunidade transbordou e invadiu a rodovia.

***

São Marcos

Outra cidade afetada pelas águas está São Marcos. A rua Olinda Marchesi, no bairro Michelon, ficou alagada após as aguas de um arroio próximo as residências ter transbordado.

ATENÇÃO!

O Governo do Estado, junto à Defesa Civil, orienta medidas protetivas em casos de alagamentos ou inundações:

Se sua casa possui histórico de alagamentos, separe objetos como documentos pessoais, remédios, objetos de valor, uma muda de roupa e água, para o caso de precisar sair rapidamente do imóvel;
Coloque móveis e objetos de uso pessoal em locais elevados;
Observe o nível de subida de água, especialmente à noite;
Combine com vizinhos para ficarem atentos e alertarem os demais moradores em caso de agravamento.

Durante os alagamentos:

Desligue a energia elétrica da casa, bem como o sistema de gás;
Adote medidas para garantir a segurança de idosos, crianças, pessoas com dificuldades de mobilidade e animais domésticos;
Evite atravessar locais alagados: a água esconde perigos como bueiros abertos, buracos e obstáculos. Se for necessário, utilize um objeto para verificar o nível da água e a presença de buracos.