Comportamento

MetSul prevê que a chuva forte e temporais devem continuar até esta quinta no Estado

Nesta segunda-feira, o Rio Grande do Sul registrou mais de 120 mil raios e granizo

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

De acordo com informações da MetSul, o Rio Grande do Sul terá mais um dia de instabilidade nesta terça-feira (30), mas o sol chega a aparecer com nuvens ao menos em parte do dia, em diversas cidades. Em pontos do Noroeste e do Norte do Estado, porém, o sol se faz presente e não deve chover. A instabilidade se concentra no Oeste, no Centro, Sul e Leste gaúcho.

Ainda segundo o boletim meteorológico, com a atmosfera quente e abundante umidade, o aquecimento forma nuvens carregadas que podem produzir chuva localmente forte a torrencial com alagamentos, além de temporais isolados em que há risco de granizo e vento forte. Com as aberturas, a temperatura sobe mais e o dia será abafado.

A MetSul alerta que o cenário é muito preocupante porque tem muita chuva ainda prevista para esta terça e durante os próximos dias, com acumulados de 100 mm a 200 mm em muitas cidades, e superiores em alguns pontos, onde pode chover até 300 mm ou mais. A chuva em excesso vai provocar alagamentos, inundações e enchentes, mas temporais isolados são altamente prováveis no estado ao menos até o fim de semana. Serão ocorrências predominantemente isoladas, embora possam ser fortes a muito fortes em alguns locais com grande incidência de raios, granizo e vendavais.

A previsão da MetSul é de que os temporais de vento isolados produzam vento de 60 km/h a 80 km/h. Podem se formar células de tempestade isoladas, impossíveis de prognosticar horas ou dias onde vão ocorrer, uma vez que eventos muito localizados. Nestes casos, além de granizo grande, podem ocorrer fenômenos muito severos localizados de vento com rajadas perto e acima de 100 km/h.

Raios e granizo

Até o fim da tarde desta segunda-feira (29), o Rio Grande do Sul somou mais de 120 mil raios, de acordo com levantamento da MetSul Meteorologia. Alegrete, pela grande extensão territorial, liderava o ranking com mais de 9 mil descargas. Em Taquara, uma casa incendiou após ser atingida por um raio. Em Sobradinho, choveu granizo e a enxurrada invadiu comércios e casas. Algumas escolas estão abrigando os alunos até que seja possível o transporte acessar as escolas.

A chuva ficou entre 50 mm e 100 mm durante esta segunda-feira em muitas cidades. Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados até o fim da tarde em 24 horas somavam 76 mm em Rio Pardo, 74 mm em Alegrete, 64 mm em Canela, 57 mm em Porto Alegre, 52 mm em Tupanciretã, e 51 mm em Santa Maria.