Cidades

Prefeito cassado por compra de votos neste ano é eleito novamente no RS

Renato Cortelini-Gambá (MDB) pôde concorrer porque não foi considerado inelegível

Prefeito cassado por compra de votos neste ano é eleito novamente no RS
Paulo Renato Cortelini | Foto: Maria Eduarda Fortes/Correio do Povo

Neste domingo (28), os eleitores do município de São Francisco de Assis escolheram Paulo Renato Cortelini-Gambá (MDB) na eleição suplementar. Com o resultado, ele retorna ao cargo após ter sido cassado no início deste ano por abuso de poder político e econômico e por captação ilícita de sufrágio. Ele pôde concorrer novamente porque, apesar de perder o mandato, não foi considerado inelegível.

Cortelini e o então vice-prefeito, Jeremias Izaguirre de Oliveira, sofreram impeachment em julgamento que se deu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Além do prefeito e do vice eleitos em 2020, o vereador Vasco Carvalho (MDB) também foi cassado.

Eleição suplementar

O emedebista venceu a disputa contra Ademar Frescura (PP). Ele ficará no cargo até o final do ano, uma vez que novas eleições vão ocorrer em outubro. Antônio Ebertom Luiz dos Santos (PDT), conhecido como Piruca, integrou a chapa eleita.

Com 100% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cortelini atingiu 53,22% dos votos válidos, o que somou 5.490 votos. Já o seu adversário, Ademar Frescura, ficou com 46,78%, ou seja, recebeu 4.825 votos. Além disso, 2,01% anularam o voto e 2,81% votaram em branco.

*Com informações de Correio do Povo