Bento Gonçalves

Após 4 anos, Bento Gonçalves volta a receber o Pint of Science Brasil

O evento de divulgação científica ocorre de 13 a 15 de maio. A última edição na cidade ocorreu um ano antes da pandemia

Bento Gonçalves volta a receber o festival Pint of Science Brasil
Edição de 2019. (Foto: Divulgação/Viviane Zanella)


Após a estreia em 2019, seguida pela parada dos três anos seguintes em função da pandemia, a cidade volta a sediar o festival mundial de divulgação científica Pint of Science. As atividades ocorrem de 13 a 15 de maio, em três locais: Complexo da Estação, Serra Comedy Club e Denver BBQ Jimmy Eagle.

O evento é promovido pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves, e Universidade de Caxias do Sul (UCS). O festival busca aproximar a sociedade da ciência, de maneira acessível e descontraída, promovendo um diálogo aberto entre cientistas e o público.

Para Rodrigo Monteiro, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e coordenador local do evento, se trata de um importante desafio para instituições de pesquisa e ensino a sua promoção.

“É uma grande oportunidade para a população bento-gonçalvense. Discutiremos desde nossa primeira vocação, a vitivinicultura, ao segmento industrial que tanto se destaca por aqui, passando, claro, pela sustentabilidade. O evento será um espaço privilegiado para expandir horizontes e fortalecer relações com base na ciência, que move as pessoas e o mundo”, pontuou Rodrigo .

Programação

Na 1ª noite (13), o tema será “Enovação”, com as seguintes apresentações e palestrantes: “As uvas do futuro para uma vitivinicultura sustentável”, com Giuliano Elias Pereira (Embrapa Uva e Vinho) e “Uva Peverella: uma jornada da Itália para o Brasil”, com Bruno Cisilotto (IFRS). O encontro acontecerá no Complexo da Estação (R. Duque de Caxias, 148 – Cidade Alta).

Na 2ª noite (14), o tema principal será “Tecnologia”, com as seguintes apresentações e palestrantes: “IA:Transformando a realidade em ficção científica”, com Rafael Ramires Jaques (IFRS) e “Smart Materials: inovadores e sustentáveis”, com Maurício Schäfer (UCS). O evento acontecerá no Serra Comedy Club (Rua Etttore Giovanni Perizzollo 144 – Progresso).

Na 3ª noite (15), o tema principal será “Sustentabilidade”, com as seguintes apresentações e palestrantes: “Magia na colmeia: o poder secreto das abelhas”, com Régis Sivori Silva dos Santos (Embrapa Uva e Vinho) e “Emergências Climáticas e as Cidades do Futuro”, com Ana Cristina Fachinelli (UCS), no Denver BBQ Jimmy Eagle (Tv. Carazinho, 50 – Cidade Alta).

Sobre o Pint Of Science

Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla, para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando.

A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas tiveram a ideia de fazer os pesquisadores saírem de seus laboratórios para encontrar as pessoas. Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online.

Em 2019, Bento Gonçalves entrou no mapa do Pint of Science, sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica Pint of Science este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.