O Banco do Vestuário de Caxias do Sul recebeu uma doação de mais de quatro toneladas de retalhos de tecidos e aviamentos da empresa Pettenati SA, possibilitando à continuidade dos cursos profissionalizantes na área têxtil.
Os materiais são utilizados durante o processo de aprendizagem dos alunos, para a confecção de peças, destinadas a instituições do Município como a Fundação de Assistência Social (FAS) e à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), que redirecionam essas doações para imigrantes e outras pessoas necessitadas.
As capacitações profissionais que ocorrem no Banco do Vestuário são direcionadas a pessoas que desejam empreender no ramo têxtil e/ou entrar no mercado formal de trabalho, pois as empresas contratantes consideram esse treinamento como parte do processo de seleção.
A gerente do Banco do Vestuário, Fabiana Schleder, ressalta a prática da economia circular e otimização dos recursos. “Um dos pilares do Banco do Vestuário é otimizar a matéria-prima, especialmente os tecidos que recebemos como doação das empresas do setor têxtil. Dessa forma, podemos garantir à continuidade dos cursos e oficinas, além da manutenção, o voluntariado, que ocorre cinco vezes por semana, atendendo as demandas do Município”, complementa, ressaltando que, no dia 21 de maio, serão entregues mais de mil peças à FAS.
Mauren Borges Grazziotin, Assistente Social da Pettenati, destaca que a empresa tem um compromisso com a responsabilidade socioambiental e que buscam alinhar suas estratégias aos conceitos ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), contribuindo para a diminuição das desigualdades socioeconômicas e proteção do meio ambiente.