Caxias do Sul

Alunos da rede municipal de Caxias do Sul participam de programa de qualificação de aprendizagem

Projeto-piloto já funciona em cinco escolas municipais, atuando no monitoramento e na intervenção precoce de dificuldades de estudantes de 2º ano

Foto:  SMED / Divulgação
Foto: SMED / Divulgação

Implementado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em março deste ano, o Programa de Intervenção para as Aprendizagens (PIPA) utilizado em políticas públicas de países como Portugal e Estados Unidos, se propõe a identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem na etapa da alfabetização. Cinco escolas municipais participam da fase piloto, e foram selecionadas após criteriosa análise de dados a partir de tratativas com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“A identificação precoce de dificuldades no estágio de alfabetização é essencial para garantir que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para uma aprendizagem contínua e bem-sucedida”, explica a fonoaudióloga da Smed, Camila Fonseca, uma das integrantes do projeto.

O PIPA é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da fonoaudiologia, neuropsicopedagogia e pedagogia, que colaboram de forma integrada para oferecer suporte adequado e personalizado aos estudantes. Ele caracteriza-se pela aplicação de protocolos de rastreio, seguidos por atividades complementares ao material didático do professor.

Para o sucesso do processo, os professores receberam formação, material instrucional e pedagógico necessários para aplicação do protocolo. A primeira camada do programa tem duração de 13 semanas e inclui a execução de 52 estratégias ao longo desse período. A partir do 2º semestre deste ano, a segunda e terceira camadas do programa darão continuidade ao trabalho. As propostas de intervenção abrangem habilidades nas áreas de linguagem, matemática e funções executivas, consideradas fundamentais para o desenvolvimento integral do estudante.