A partir deste sábado (20), o Rio Grande do Sul enfrentará uma redução de temperaturas acompanhada de tempo seco e firme, conforme o último Boletim Integrado Agrometeorológico, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
O sistema frontal que atuou no Estado na quarta-feira (17) se deslocará em direção ao Oceano, ocasionando uma estabilização da alta pressão sobre a região. Isso resultará em tempo seco e firme em todo o território gaúcho, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Serra. Essas condições se manterão ao longo da sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21).
Já na segunda-feira (22), espera-se a chegada de um sistema frontal que trará volumes de chuva para áreas da Fronteira Oeste, Missões, Planalto Médio e Campanha. No decorrer da terça-feira (23), esse sistema se estenderá por todo o Estado, concentrando os maiores acumulados na metade norte.
Para a quarta-feira (24), a frente fria deverá se afastar em direção ao Oceano ao nordeste do Estado, mas ainda pode gerar acumulados de chuvas em áreas próximas à divisa com Santa Catarina.
Os volumes mais expressivos de chuva nos próximos dias estão previstos para o Norte do Estado, com valores entre 20 e 100 mm. Nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha, os acumulados esperados variam de 5 a 50 mm. Já no Litoral e Sul do Estado, as quantidades de chuva serão menores, atingindo até 10 mm.