A Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar-RS) inaugura, nesta sexta-feira (19), seu escritório regional na Serra. Localizada em Caxias do Sul, a unidade atenderá, inicialmente, os trabalhadores dos estabelecimentos agropecuários de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua.
Uma reunião com representantes de sindicatos da região irá marcar a abertura do escritório na tarde desta sexta-feira (19). Já o atendimento será realizado a partir de segunda-feira (22) em horário comercial. O presidente da Fetar-RS, João Cézar Larrosa explica que a abertura do escritório tem como objetivo principal garantir representação para os trabalhadores que deixaram de ser atendidos pelos sindicatos da agricultura familiar.
“Os sindicatos de trabalhadores rurais da Serra priorizam os agricultores familiares e não representam mais os empregados das propriedades, porém é preciso que esses trabalhadores tenham seus direitos defendidos e, a partir de agora, cabe a Fetar-RS fazer isso“, diz.
Dados obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicam que os cinco municípios da área de cobertura da Regional Serra ocupam, aproximadamente, 2,5 mil trabalhadores rurais assalariados. “Esse volume reflete o desenvolvimento do agronegócio na região, que tem atraído trabalhadores de outras regiões do estado, do Brasil e de outros países e reforça a necessidade de uma federação“, afirma.
O escritório funcionará na Rua Vereador Mário Pezzi, 662, sala 33, no centro de Caxias do Sul.