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Projeto de Trem para ligar Porto Alegre a Gramado é detalhado ao governo do Rio Grande do Sul

O investimento para viabilização do projeto estima implementação integral com recursos privados, sem aporte público

Projeto de Trem para ligar Porto Alegre a Gramado é detalhado ao governo do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Tais Teixeira

Um projeto de trem expresso para ligar Porto AlegreGramado foi detalhado ao governo do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (11). O trem terá capacidade para aproximadamente 250 passageiros e promete reduzir para cerca de uma hora o tempo da viagem de 84 quilômetros. A iniciativa visa aliviar os congestionamentos frequentes na BR-116 e nas áreas centrais das duas cidades, especialmente devido ao intenso fluxo turístico na região, com uma projeção de até 1 milhão de passageiros por ano em cada trecho.

O investimento para viabilização do projeto estima implementação integral com recursos privados, sem aporte público. A incrementação da receita com empreendimentos imobiliários no entorno está em fase de análise, como também financiamentos nacionais, internacionais e operações de crédito com entidades bancárias.

As empresas envolvidas no projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia, BF Capital e SulTrens – detalharam os aspectos legais e estruturais do projeto durante uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a participação das pastas de Logística e Transporte e Meio Ambiente e Infraestrutura.

Os estudos abordaram demanda, turismo, engenharia e topografia da região, apresentando três opções de trajetos que atravessam áreas rurais, tendo como ponto de partida o entorno do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Entre os desafios enfrentados pelo projeto está a questão logística devido às características geográficas da Serra. No entanto, as empresas afirmam estar familiarizadas com a tecnologia necessária para superar esses obstáculos, ressaltando os avanços da engenharia desde a época em que já existia uma ferrovia entre Porto Alegre e Gramado, na década de 1960.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ernani Polo, expressou confiança na viabilidade do projeto. “Estamos falando de uma região cuja demanda turística cresce cada vez mais, com novas atrações surgindo e valorizando o município. Em qualquer lugar desenvolvido, o transporte ferroviário é uma realidade. Seria ótimo para o Estado ter essa opção, que não só atrairia mais turistas, mas também novos investidores”, disse.

“Vamos fazer o necessário para o Estado ser parceiro em uma proposta desta magnitude. Vamos trabalhar objetivamente, traçando qual o próximo passo, para cada área pegar sua incumbência”, pontuou o O secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella.

Próximas Etapas

Os passos do processo são: licença prévia, de instalação,  implementação do empreendimento e, por fim, a licença de operação. A construção está prevista em três lotes, sendo o primeiro de Porto Alegre até Nova Hartz, o segundo de Nova Hartz até Três Coroas e, o terceiro, de Três Coroas até Gramado. Com o fim desta etapa, será feita uma fase experimental e, com a licença de operação emitida, o trem começará a funcionar.