Bento Gonçalves

Vereador Valdemir Marini (PP) renuncia ao cargo em Bento Gonçalves

Parlamentar há 12 anos, líder sindical deixa o cargo para que Anderson Zanella, também do PP, continue liderando a defesa do Executivo na Câmara

Vereador Marini, de Bento Gonçalves, renuncia ao mandato em jogada para manter suplente no cargo
Vereador Marini | Foto: reprodução


O vereador de Bento Gonçalves, Valdemir Marini (PP), há 12 anos no cargo, protocolou na manhã desta quarta-feira sua renúncia ao mandato. Ao ato seguiu-se a emissão de um comunicado (veja a íntegra abaixo) em que Marini se compromete a “permanecer vigilante” e descarta buscar um novo mandato.

A renúncia era dada como certa desde a sessão ordinária de segunda-feira, dia 1º, da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Por trás do ato está o desejo do Executivo municipal de manter o vereador suplente Anderson Zanella no cargo. Ele é considerado o mais preparado defensor do prefeito Diogo Siqueira no plenário e capacitado para enfrentar o presidente do Legislativo e pré-candidato à prefeito Rafael Pasqualotto (ex-PP e agora filiado ao PL).

Outras mudanças

Outras mudanças na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves foram percebidas na sessão de segunda-feira. Os vereadores titulares Henrique Nuncio (PSBB) e Volnei Christofolli (PP) reassumiram suas cadeiras depois de terem servido como secretários no Poder Executivo desde o início desta legislatura. Cristóffoli voltou a ocupar a vaga que estava com o suplente Luiz Gromowski e Núncio assumiu a cadeira de Jocelito Tonietto, inclusive no papel de líder de governo.

Valdemir Marini é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Borracha e vinha mantendo em caráter íntimo uma decisão que já tinha sido tomada há algum tempo: não buscar a reeleição. Dessa forma, quando na próxima semana o secretário de Cidadania e Esportes, Eduardo Viríssimo, reassumir sua cadeira, o suplente Anderson Zanella seguirá com o vereador.

Pelo acordo, os cargos que Marini – 1.319 votos na eleição de 2020 – preenche com apoiadores na Prefeitura permanecerão como estão.

 

Leia o comunicado que formaliza a renúncia

“Com a consciência do dever cumprido, comunico, nesta data, a minha renúncia ao mandato de vereador de Bento Gonçalves. Outorga a mim conferida nas urnas por milhares de eleitores durante pouco mais de 12 anos de vida pública.

Informo que as razões que me levaram a esta decisão são de cunho estritamente particulares e pessoais em caráter irrevogável e com efeitos imediatos.

Desejo reafirmar aqui meu compromisso de seguir vigilante, disponível e atuante em favor da população de Bento Gonçalves. Nesse sentido, seguirei com minha atuação partidária, no Progressistas, partido que me deu oportunidade e apoio e que saberá dar ouvidos aos encaminhamentos que surgirão daqui em diante.

Quem conhece minha vida pública sabe que nunca pautei minha atuação no interesse pelo poder e, sim, pelo bem comum, portanto, as razões que me fazem renunciar ao mandato neste momento são as mesmas que me fazem desistir de concorrer ao pleito eleitoral de 2024.

Quero ainda ressaltar meu total apoio ao atual governo municipal, do Prefeito Diogo Siqueira e do Vice Amarildo, políticos sérios, comprometidos com o desenvolvimento de nossa cidade e com o bem-estar nossa população. Muito obrigado pelo apoio e receptividade a todos os pleitos que encaminhei.

Agradeço à minha família, amigos, eleitores e aos que caminharam ao meu lado em todos os momentos. Minha gratidão também aos funcionários da Câmara Municipal e aos meus colegas parlamentares, com quais trabalhei durante todos esses anos e cujo objetivo foi sempre fazer o melhor por nossa cidade e população.

Desejo ao Vereador que assumirá minha vaga sucesso nos trabalhos daqui em diante porque o seu sucesso é o bem de todos nós”.