Comportamento

Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke inaugura em Flores da Cunha

O espaço integrará as atividades de Educação Ambiental no Parque Natural São Francisco de Assis e tem 25 enxames de sete espécies sem ferrão

Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke inaugura em Flores da Cunha
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

O Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke está aberto oficialmente para visitações desde esta quinta-feira, dia 28, no Parque Natural São Francisco de Assis, em Flores da Cunha. Na parte da tarde, a Prefeitura promoveu um protocolo seguido de uma trilha guiada com as pessoas presentes. Na oportunidade, autoridades e integrantes da empresa Multiflon e do Apiário Abelhinha Feliz, idealizadores do projeto, falaram sobre o espaço que passa a integrar a rotina das atividades de Educação Ambiental.

“Aqui é um lugar todo especial e abrigar este projeto diferenciado faz todo sentido. É um local de preservação. Temos espécies nativas, temos espécies protegidas. Tem a questão da Flora e da Fauna. E é mais um atrativo que faz parte da Educação Ambiental do município. Os alunos vem periodicamente aqui no parque, tanto da rede municipal quando da estadual”, disse a secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Pradella.

A gerente de Atendimento Comercial e Marketing da Multiflon, Ângela Bergamaschi Geremia, falou sobre a vinda da empresa ao município. “Estamos a pouco mais de um ano instalados na Linha 80 e estamos muito felizes com essa mudança, pois além de dobrar o tamanho de nosso parque fabril e aumentar nossa produtividade, fizemos isso respeitando o meio ambiente. Nossos produtos carregam o selo verde, que garante a ausência de elementos nocivos a saúde e ao meio ambiente”, disse Ângela. Ela destacou que o projeto surgiu com o objetivo de fazer algo que fosse além dos portões da empresa.

“No início de 2023 resolvemos destinar parte da renda de produtos da linha que estava sendo lançada na época, para um projeto de preservação ambiental. Entramos em contato com a Ana do Apiário Abelhinha Feliz, que juntamente com o João, nos trouxe a proposta de um caminho de abelhas nativas. Ou seja, um conjunto de colmeias de abelhas sem ferrão. Todas nativas do nosso Estado, exposto em forma de caminho sinalizado, explicou Ângela.

Em junho de 2023, eles apresentaram o projeto na Prefeitura de Flores da Cunha, que ofereceu o espaço no Parque Natural São Francisco de Assis. A comunidade em geral pode visitar o local, gratuitamente, mediante agendamento através do (54) 3279-3600 | Ramal 274 ou através das redes sociais (Meio Ambiente Flores da Cunha).

Confira o vídeo abaixo que mostra um pouco como foi a atividade de inauguração

Sobre o Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke

Enfermeira alemã formada pela Cruz Vermelha, Erika Irma Glufke, que dá nome ao projeto, em 1945, transferiu-se para a Serra Gáucha. O motivo da mudança seria para auxiliar nos cuidados de uma menina recém-nascida. Erika também se dedicava à criação de abelhas, as quais considerava símbolo da organização, do cuidado e da cooperação.

A ideia surgiu a partir da preocupação ambiental de uma empresa da região, que criou um projeto de preservação de abelhas no município. Pra que o projeto possa acontecer, a empresa Multiflon está destinando 1% das vendas de duas linhas de panelas para o projeto — ETÉ e EKÓ. O valor total para implantação foi de R$ 18 mil e a empresa já captou a metade.

Os valores arrecadados além do investimento inicial serão destinados para manutenção e melhorias no Caminho. Com 36 anos de fundação, no ano passado a Multiflon mudou o parque fabril de Caxias do Sul para Flores da Cunha.

O Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke, iniciativa da Multiflon em parceria com o Apiário Abelhinha Feliz, fica no Parque Natural São Francisco de Assis. O local tem 25 enxames de sete espécies sem ferrão: tubuna, mandaçaia, jatai, mirim guaçu, manduri, droriana e negrips.

O espaço fica na rua Sixto Rosseto, no bairro Vindima em Flores da Cunha e o biólogo Elias Michalski irá guiar as visitações.

Fotos: Lucas Brito | Grupo RSCOM

Parque Natural São Francisco de Assis

Com aproximadamente 14 hectares de área preservada, o local se tornou patrimônio público desde outubro de 2009 (Lei Municipal n° 2.765) o Parque Natural São Francisco de Assis  tem o propósito de promover a proteção ambiental dos fatores abióticos e bióticos, realização de educação ambiental e estudos científicos.

MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: [email protected]
Telefone: (54) 3279-3600 | Ramal 274
Horário de visitação: De segunda a quinta-feira, das 9h às 11h

Dia Municipal da Conservação de Abelhas

Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, no dia 18 de setembro de 2023, o Projeto de Lei 031/2023, institui o Dia Municipal da Conservação de Abelhas. A data escolhida foi 23 de setembro, inicio da primavera, estação do ano em que as abelhas começam a se preparar para a reprodução e para a coleta de néctar e pólen.

O projeto é do vereador Diego Tonet e visa conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente e para a produção de alimentos, além de incentivar ações de preservação e conservação das espécies. Levando em conta que as abelhas são fundamentais para a polinização de diversas espécies vegetais, incluindo muitas das que compõem a nossa dieta. Sem as abelhas, não teríamos uma variedade tão grande de frutas, legumes e outros alimentos que consumimos diariamente.