Caxias do Sul

Caxias do Sul representará Estado em concurso nacional que reconhece cidades empreendedoras

Programa Capacita Caxias, inscrito na categoria Inclusão Produtiva, recebeu distinção na noite desta quarta (27), em Porto Alegre

Caxias do Sul representará Estado em premiação nacional que reconhece cidades empreendedoras
Vice-prefeita Paula Ioris e secretário Élvio Gianni receberam a distinção | Foto: Sebrae/divulgação

Caxias do Sul superou outros 41 municípios do Estado e está classificada para a etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora com o Programa Capacita Caxias. O projeto, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), promove oficinas e cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com empresas para suprir demandas de mão de obra e emprego, e foi inscrito na categoria Inclusão Produtiva. A entrega da distinção ocorreu na noite desta quarta-feira (27), em Porto Alegre.

O prêmio, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reconhece os melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional a partir de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas. A etapa nacional ocorre em junho, em Brasília.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni, o feito significa que o programa está cumprindo seu propósito, que é desenvolver pessoas e transformar negócios.

“Através de capacitações gratuitas, qualificamos o pequeno empreendedor, principalmente o MEI, para gerir melhor seu negócio e fomentar a economia de Caxias do Sul,” afirmou.

A vice-prefeita Paula Ioris reforçou a importância do Capacita Caxias, que foi iniciado há um ano e meio.

“Foi feita uma busca ativa junto aos sindicatos patronais, aos sindicatos dos empregados, de necessidades de formação de mão de obra na nossa cidade e desde então vem realizando treinamentos e cursos de formação nas mais diversas áreas. É de fato um projeto muito estruturante e que foi reconhecido com este prêmio de cidade empreendedora”, observou.

Conforme dados, disponibilizados no site da prefeitura, 121 turmas de capacitação foram formadas e mais de 2,1 mil certificações foram entregues até o momento pelo programa.