Comportamento

Professora de Vacaria recebe Prêmio Educador Transformador incentivando a reciclagem e a solidariedade

Sete educadores do estado tiveram seus projetos selecionados em primeiro lugar na etapa estadual e agora avançam à Etapa Regional; resultado nacional será conhecido em abril

Professora de Vacaria recebe Prêmio Educador Transformador incentivando a reciclagem e a solidariedade
Foto: Arquivo pessoal

A professora Liliana Fátima Santos de Campos, da Escola EMEI Ceny Paim Mezari de Vacaria, recebeu o Prêmio Educador Transformador.  Sendo que a iniciativa do projeto “Tampinhas do Amor” se destacou na segunda edição do maior prêmio de Educação Empreendedora do país. Realizado pelas turmas de Pré, com o apoio e incentivo da comunidade escolar, este projeto recebeu o reconhecimento ao se classificar em primeiro lugar entre os melhores projetos do Estado do RS, no Prêmio Educador Transformador, na categoria de Educação Infantil.

O projeto destaca-se por engajar alunos desde a infância em práticas de reciclagem e solidariedade. “Tampinhas do Amor” é uma iniciativa de reciclagem e solidariedade que tem sua origem na educação infantil. Ele busca conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância da preservação do meio ambiente e da prática da solidariedade.

Sobre o prêmio

O Prêmio Educador Transformador tem o objetivo de evidencias práticas de Educação Transformadora em todos os níveis de ensino. Com sete categorias abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, o prêmio reconhece diversas vertentes da educação empreendedora. Após conquistar o primeiro lugar na etapa Estadual, o projeto avança para a fase regional, representando a região sul (PR, SC, RS), rumo à final em São Paulo, agendada para o dia 24 de abril.

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa conjunta do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare e nesta segunda edição 3460 projetos foram enviados por professores de todo o país. Nos municípios gaúchos, a organização selecionou os seguintes projetos:

EDUCAÇÃO INFANTIL
1° lugar: Arrecadação de tampinhas plásticas – Uma proposta de reciclagem e solidariedade que inicia na Educação Infantil – Profa. Liliana Fátima Santos de Campos – Vacaria (RS)

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
1° lugar: Pequenos Programadores – Profa. Alessandra da Silva Macedo – Portão (RS)

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
1° lugar: Guerra do Tronos – Prof. Eduardo dos Santos Leal – Canguçu (RS)

ENSINO MÉDIO
1° lugar: Interescolar Educar para Paz – Profa. Joselaine Oliveira Dos Santos – Viamão (RS)

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
1° lugar: Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais – Prof. Getulio Jorge Stefanello Júnior – Frederico Westphalen (RS)

ENSINO SUPERIOR
1° lugar: Projeto social: robótica educacional na escola pública – Profa. Fabiana Lorenzi – Porto Alegre (RS)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
1° lugar: Tecnologia na Educação, Um novo olhar para as habilidades – Profa. Renata de Albuquerque Barbat – Uruguaiana (RS)

Próximas etapas

Os projetos primeiro colocados na Etapa Estadual agora avançam à Etapa Regional. Na ocasião, selecionarão as práticas que irão representar as regiões na Etapa Nacional. A lista geral dos projetos selecionados na Etapa Estadual encontra-se disponível no site do Prêmio: www.educadortransformador.com.br

A premiação nacional acontecerá em 24 de abril, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que será realizado entre os dias 23 e 26 do mesmo mês, em São Paulo (SP).

Em sua segunda edição, o Prêmio Educador Transformador recebeu 3.460 projetos de educadores de todo o País, em todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todas as informações relativas ao Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas a partir do site: www.educadortransformador.com.br

*Com informações do Diário de Vacaria