Opinião

Viva com Saúde – 28/03/2024 – Bebidas com cafeína: benefícios e cuidados

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre bebidas com cafeína.

Viva com Saúde – 28/03/2024 – Bebidas com cafeína: benefícios e cuidados

Cafeína é uma substância estimulante muito consumida no mundo. No Brasil, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pelo menos 80% dos brasileiros consomem café. O consumo médio por pessoa é de 3 a 4 xícaras de 50 ml por dia e 78,5 litros por ano. Apesar de o café ser o produto mais conhecido como fonte de cafeína, a substância está presente em outras bebidas e alimentos.

Um artigo publicado no periódico New England Journal of Medicine traz evidências dos diversos efeitos fisiológicos da cafeína para o organismo. De acordo com o estudo, os compostos da cafeína podem reduzir o estresse oxidativo, melhorar o microbioma intestinal e modular o metabolismo da glicose e da gordura, o que traz benefícios para a saúde. Mas é importante consumir a cafeína com moderação, pois também há riscos.

A absorção é muito rápida. Em aproximadamente uma hora após o consumo, a cafeína já está circulando no organismo. Quando a gente fala de cafeína, as pessoas rapidamente associam o uso ao ganho de foco, atenção e desempenho físico, uma vez que a substância tem rápido efeito.

Os efeitos da cafeína podem variar de pessoa para pessoa e dependem da quantidade consumida, da sensibilidade individual e de outros fatores. A cafeína é estruturalmente semelhante à adenosina, um neuromodulador. A densidade e a sensibilidade dos receptores de adenosina variam de pessoa a pessoa e estes receptores estão localizados em todos os tecidos do organismo, principalmente no cérebro.

No músculo, a cafeína auxilia uma certa liberação das reservas de cálcio e a inibição de sua receptação, aumentando o óxido nítrico, o que está associado a alterações neuromusculares e aumento de força contrátil nos músculos.

Entre os principais benefícios da cafeína estão estímulo do sistema nervoso central, redução da sonolência e fadiga, melhora do desempenho físico, aumento do metabolismo, elevação do humor.

Já as principais consequências ruins da cafeína são o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, desidratação e distúrbios do sono.

Além do café, outras bebidas que contém cafeína são: Cacau, Chá verde, Energéticos, Guaraná, Erva-mate e Chá preto.