Polícia

Operação Fallacia desmantela grupo criminoso responsável por extorsões via 'golpe dos nudes' em três cidades do RS

Ação ocorreu em Sapucaia do Sul, Montenegro e Santa Vitória do Palmar, resultando no cumprimento de 24 ordens judiciais.

Flores da Cunha
Foto: Policia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID/Deic), deflagrou nesta segunda-feira (25), a Operação Fallacia. Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em extorsões utilizando o conhecido ‘golpe dos nudes‘, a ação ocorreu em Sapucaia do Sul, Montenegro e Santa Vitória do Palmar, resultando no cumprimento de 24 ordens judiciais.

Entre as medidas tomadas, foram realizados nove mandados de busca e apreensão, nove medidas cautelares diversas da prisão e uma de bloqueio de valores em desfavor dos indivíduos investigados. A operação é fruto de investigações iniciadas em maio de 2023, quando a Polícia Civil do Estado de Goiás repassou documentação relacionada a um caso de suicídio em que a vítima teria sido extorquida, resultando em um prejuízo superior a 50 mil reais. O homem, não suportando as ameaças e extorsões, tirou a própria vida na cidade de Caiapônia.

Cumprimento de ordens judiciais (Foto: Divulgação)

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) conduziu diligências que levaram à identificação de pelo menos nove suspeitos envolvidos diretamente ou indiretamente no crime. Segundo as investigações, o grupo teria movimentado cerca de 200 mil reais, possivelmente através de crimes semelhantes, afetando vítimas em todo o país.

De acordo com as informações repassadas pelas autoridades, um dos investigados, com ligações a uma facção criminosa do Vale dos Sinos, teria recebido a maior parte dos valores provenientes dos crimes enquanto estava foragido do sistema prisional gaúcho. Ele utilizava contas bancárias e outros suspeitos para ocultar a origem ilícita dos ativos. Foram bloqueados valores nas contas de todos os suspeitos, além da apreensão de dispositivos eletrônicos que podem comprovar a participação dos indivíduos em atividades criminosas, bem como bens e valores de origem ilícita.

OPERAÇÃO