A tradicional Via-Sacra está marcada para a Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 20ª edição da celebração, organizada pela Juventude da Diocese da cidade, vai reunir 30 jovens de movimentos e pastorais para encenar a paixão e morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio.
A peça inicia às 9h, e é aberta ao público. A entrada principal será pelo portão 6, pela Rua Ludovico Cavinato. Em caso de chuva, a programação será realizada na área interna dos fundos do pavilhão 2.
Neste ano, segundo a diocese local, a encenação iniciará com a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Para contextualizar o conceito da amizade social, os atores vão apresentar cenas da parábola do “Bom Samaritano”.
A representação seguirá percorrendo as 14 estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O itinerário começa na base da escadaria, com a representação de cenas que condizem com a Campanha da Fraternidade e em seguida retratam o julgamento de Jesus e a condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.
O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Anesio Ferla e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
É sugerida a doação de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal, que serão destinados a famílias atendidas por paróquias da zona norte de Caxias.
Celebração emocionou o público no ano passado
Centenas de fiéis prestigiam a Via-Sacra nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul