O atual cenário econômico brasileiro foi um dos temas de painel na noite de terça-feira (19) na primeira reunião com jantar realizada pelo CIC de Bento Gonçalves no ano de 2024. Durante a noite ocorreu a 4ª edição do Painel Cases inspiradores, com a presença do empresário Neco Argenta, presidente e fundador das Empresas SIM, e Rodolfo Margato, vice-presidente de pesquisa econômica da XP Investimentos. O mediador da conversa foi o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
Conforme Margato, o atual cenário encontra-se favorável para os empresários. “Algumas performances econômicas recentemente têm um crescimento melhor do que o esperado. A balança comercial brasileira teve recorde em 2023 com quase US$ 100 bilhões, o PIB cresceu acima do esperado. Também a taxa de desemprego no menor patamar desde 2015 e a inflação está com taxas de juros em queda”. Ele afirma que esses números tornam a janela de 2024 favorável aos negócios, porém com alguns desafios especialmente sobre a sustentação desse bom momento para o ano de 2025 devido a incertezas no cenário global sobre o ritmo de corte de juros nas principais economias, como os EUA, e também sobre as contas públicas brasileiras. “No período recente há sinais positivos. Começamos 2024 com uma expectativa mais favorável e uma dose de otimismo maior”, termina.
Lazzari conta que o evento já era pensado desde a gestão anterior do CIC-BG, e a programação para a execução fora iniciada ainda em setembro de 2023. Ele destacou ainda a importância destes eventos, que visam apresentar novas oportunidades ao empresariado local. “Essa contextualização dos três palestrantes vai trazer novas oportunidades e reflexões para os nossos associados, que hoje lotam nossa casa. Esse aprendizado, de nível nacional e internacional trazido pelo Rodolfo Margato serão muito importantes para o nosso uso no dia a dia” enfatiza o presidente.
Primeiro encontro sob a presidência do empresário Carlos Lazzari, o evento contou com cerca de 300 pessoas, que acompanharam também apresentação do prefeito Diogo Siqueira, sobre a atualidade da atuação do poder executivo no município.