Bento Gonçalves

Meeting Wine da Envase Brasil trará oportunidades no agriturismo

Especialista italiano no segmento Fausto Faggioli fará palestra no dia 23 de abril

meeting winw
Fausto Faggioli/ Divulgação

O Meeting Wine da feira Envase Brasil, que ocorrerá em abril, é uma das programações que mais catalisam a atenção do público local e dentro dela a presença do especialista em agriturismo Fausto Faggioli.

A cultura da uva e do vinho ocupa lugar histórico no desenvolvimento de Bento Gonçalves, e a Envase Brasil vai aproveitar esse legado para agregar novas oportunidades às famílias que se dedicam à atividade. A feira é aguardada com expectativa pelo mercado e pela primeira vez ocorrerá sob o comando do CIC de Bento Gonçalves. Os negócios e as aguardadas degustações de vinhos de inúmeros terroirs mundiais ocorrerão entre os dias 23 e 25 de abril em Bento  Gonçalves.

Assunto que muito interessa à comunidade da Serra Gaúcha, mas também a novas regiões produtoras do Brasil, o agriturismo ou agroturismo é, na definição de Faggioli, uma forma de promoção territorial com a oportunidade de hospedar o consumidor final, uma chance de agregar valor às produções locais e ao conhecimento tradicional com uma experiência para vivenciar. Para ele, o turismo em áreas rurais representa um segmento em crescimento com interessantes oportunidades de desenvolvimento. “Elas são derivadas da capacidade de responder a algumas das tendências emergentes na demanda turística, que favorecem formas de experiência menos massificadas e mais atentas aos valores da natureza, cultura, enogastronomia e vida rural em geral”, comenta.
Faggioli reforça que as comunidades rurais devem ver, no desenvolvimento do turismo, uma oportunidade para diversificar a economia rural e revitalizar territórios que, de outra forma, não seriam mais competitivos diante das dinâmicas de mercado e da evolução das políticas agrícolas. “O interesse pelo agroturismo reside em vários elementos reais que garantem um alto envolvimento da população local, especialmente nas faixas femininas e jovens. Há a possibilidade para os atores locais iniciarem novas atividades para atender a uma demanda capaz de criar efeitos econômicos positivos e, portanto, benefícios estendidos ao desenvolvimento econômico das regiões rurais”, considera.
Nesse sentido, a Itália é referência mundial. O país detém cerca de 26 mil agriturismos, com um faturamento que beira os 2 bilhões de euros e atende a cerca de 4 milhões de turistas. A atividade é tão desenvolvida que tem até legislação, criada ainda em 1985. Foi a  primeira lei agriturística da Europa, e até hoje ela é ajustada levando em consideração as necessidades regionais e territoriais. “A necessidade de regulamentação por meio de legislação é importante para definir, em primeiro lugar, a proteção ao consumidor, uma vez que serve para delinear e certificar quem pode realizar a atividade agriturística, de que maneira e com base em quais requisitos” destaca. Além disso, continua Faggioli, oferece a oportunidade de controlar se a atividade realizada pela empresa é autêntica e representativa do mundo rural.

Serviço

O quê:15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site envasebrasil܂com܂br

Meeting Wine – O Vinho que Alimenta

Dia 23 de abril, às 14h

Diagnóstico do setor vinícola brasileiro

Com Marcelo Beltrand

Inovação e inteligência artificial

Com Luciano Potter

“Wine Moderation”

Com representante europeu

Cases de Agriturismo Italiano

Com Fausto Faggioli e Valerio Caruso

Fonte: Exata Assessoria de Comunicação