Caxias do Sul

Trânsito terá alterações no bairro Cinquentenário para revitalização de viaduto em Caxias do Sul

Projeto Mosaico na Quebrada fará a lavagem e pintura da estrutura a partir desta segunda-feira (18)

viaduto
Foto: Fabiano Provin

O Viaduto Hermes João Webber, na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Cinquentenário, próximo ao Estádio Centenário (SER Caxias), será revitalizado por meio do projeto Mosaico na Quebrada. Os trabalhos começarão na noite desta segunda-feira (18), por volta das 19h30, com bloqueios parciais de trânsito na Rua Thomás Beltrão de Queiroz, que passa por baixo do viaduto.

A primeira ação consiste na limpeza e lavagem da estrutura. Após, no prazo de 10 dias, o viaduto será pintado por artistas liderados pelo grafiteiro caxiense Gustavo Gomes. Integram o grupo de trabalho pelo Poder Público as secretarias do Meio Ambiente (SEMMA); Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); e Obras e Serviços Públicos (SMOSP); além da Guarda Municipal e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca).

Na última sexta-feira (15), um encontro no Salão Nobre do Centro Administrativo reuniu representantes das secretarias municipais envolvidas e do projeto, além do vereador Felipe Gremelmeier, que é incentivador do Mosaico na Quebrada. Na ocasião, foram definidos os detalhes pertinentes ao trabalho. “Acompanhamos o desenvolvimento desse projeto desde o ano passado, quando participamos de um encontro em Gravataí para facilitar a doação das tintas. Trata-se de um importante projeto de requalificação daquele espaço, nos mesmos moldes como foi feito em outras áreas de Caxias”, explica o secretário do Meio Ambiente e chefe de Gabinete interino, João Uez.

A presidente do Instituto SAMbA, Jessica De Carli, responsável pelo projeto, recorda que o Mosaico na Quebrada foi idealizado pelo rapper e doutor em Diversidade e Inclusão Social Chiquinho Divilas, para dar visibilidade ao bairro Beltrão de Queiroz, que é vizinho do Cinquentenário. “O Mosaico entregou 51 artes assinadas por artistas caxienses e de outras cidades, 75 casas pintadas, duas escadarias e uma pracinha. O projeto esteve também no Complexo Jardelino Ramos e no loteamento Millenium. Nesse contexto, desde 2021 damos visibilidade para comunidades por meio da arte urbana”, sintetiza Jessica.

A revitalização do Viaduto Hermes João Webber tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul e realização do Instituto SAMbA, com apoio institucional Mosaico na Quebrada, Tintas Renner e Codeca; e apoio cultural Instituto Elisabetha Randon e Villagio Caxias.

Os artistas que atuarão no projeto são Gustavo Gomes, Florência Menegolla, Giovana Tomazi, Vitória Catarina, Rast, Gilberto Dinnebier, Mairon Sagaz, Lucas C. Panozzo, Vinicius Coruja, Rafael Lunardon, Don Sapo, Roger Zortea, Mb Pinturas, Eti e Mcn. “A pintura representará aspectos da fauna, flora e arquitetura locais, respeitando a cultura do graffiti para que quem entre e saia da cidade sinta-se realmente acolhido”, explica Gomes.

Quem foi

Hermes João Webber, que denomina o viaduto na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Cinquentenário, foi servidor público em Caxias do Sul, vice-prefeito de Euclides Triches (1951-1954) e prefeito entre 1954 e 1955, com a renúncia de Triches para concorrer à Prefeitura de Porto Alegre. Webber foi eleito prefeito para o mandato 1964-1968 e foi um dos sócios-fundadores da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), onde também foi presidente.