Custo de Vida

CICS Serra solicita redução de impostos e melhorias em infraestrutura ao Governo do Estado

Evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil do RS, Artur Lemos, que cumpriu agenda na região na última quinta e sexta-feira

Foto: Émerson Sabedra/Grupo RSCOM
Foto: Émerson Sabedra/Grupo RSCOM


Menos ICMS e mais infraestrutura. Essas foram as demandas levadas por empresários associados a Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra) ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, em reunião realizada na sexta, dia 15, na sede do CIC Bento Gonçalves.

O empresariado se mostrou preocupado com o impacto no consumo causado pelo aumento do ICMS sobre a alimentação básica, previsto para 1⁰/04, causado pela retirada de isenções pelo governo estadual.

Além disso, foram apresentadas as históricas reivindicações sobre logística de transporte da região de Bento Gonçalves, como infraestrutura de estradas, muitas de terra, além de problemas mais recentes como as pontes na região, que foram destruídas pelas enchentes ocorridas em setembro do ano passado.

“As nossas principais pautas são a situação de infraestrutura, alguns problemas de pontes como a de Guaporé, que está com um problema grave. Também problemas em estradas e os impostos. A retirada dos incentivos fiscais. Nos preocupa muito a situação do aumento de impostos na cesta básica. Tributar todos os alimentos primários nos deixa assustados”, apontou o presidente do CICs Serra, Daniel Bampi.

Em sua explanação, o secretário Artur Lemos comentou sobre a subida do ICMS, e contou que o Estado busca alternativas para diminuir os efeitos para a população: “Nós estamos monitorando ampliamos o Devolve ICMS e vamos atingir 40% da população. A gente não pode incentivar os produtos. Temos que incentivar as pessoas, mas claro: ficaremos atentos a tudo que está acontecendo, como vai se comportar o consumo. Não é intenção do governo penalizar as famílias e a gente está tratando de outros mecanismos para que os produtos inclusive cheguem mais baratos”, frisou.

Lemos também afirmou que o Governo do Estado está estudando melhorias nas estradas da Serra Gaúcha, bem como busca uma forma de ser atendida a pauta do aeroporto Vila Oliva, que é uma das requisições de empresários da Região. Ao secretário, os empresários também questionaram sobre uma possível duplicação da Rota do Sol, mas foram informados que a este respeito não haviam informações a serem repassadas.

O encontro fez parte da agenda do secretário na Região nos dias 14 e 15 de março, onde conversou com os prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira; Garibaldi, Sérgio Chesini; Boa Vista do Sul, Roberto Schaefer; Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé; Carlos Barbosa, Everson Kirch; Bom Princípio, Fábio Persch; e Estância Velha, Diego Francisco.

Participaram do encontro do CICs Serra, presidentes dos CICs dos 17 municípios que compõem a entidade: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Prata, Paraí, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis e Vacaria.