Política

Vereadores e vice-prefeito oficializam trocas de partido em Flores da Cunha e Nova Pádua

Até o dia 5 de abril é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer a prefeito ou vice

Vereadores oficializam trocas de partido em Flores da Cunha e Nova Pádua
Vereadores oficializam trocas de partido em Flores da Cunha e Nova Pádua

A janela partidária para a troca de partido sem perda de mandato por vereadores termina na sexta, dia 5. A mesma data marca o prazo de desincompatibilização, pelo qual secretários municipais e outros ocupantes de cargos no Executivo devem se retirar para poder concorrer nas eleições de 6 de outubro.

Em Flores da Cunha e Nova Pádua não devem ocorrer descompatibilizações de secretários. Já nas Câmaras de Vereadores, em ambas cidades ocorrem movimentos para troca de partido. Em Flores da Cunha, uma mudança até o momento: o vereador Horácio Rech saiu do PSB e se filiou no PL. Ele oficializou sua decisão em encontro liderado pelo Partido Liberal, em conjunto com o Partido Progressistas (PP) na noite do dia 23 de março.

O ex-vereador Moacir Ascari, o Fera, saiu do MDB e foi para o Republicanos. Na última eleição, Ascari concorreu a prefeito e é nome cogitado para ser candidato a vice em chapa encabeçada pelo ex-prefeito Lídio Scortegagna (MDB).

No Executivo também houve mudança: o vice-prefeito Márcio Rech saiu do Republicanos e se filiou no PL. Ele deve seguir na dobradinha com o atual prefeito César Ulian (PP) na tentativa de reeleição ao Executivo.

em Nova Pádua, os vereadores Vinicius Salvador, que era do PSDB, e Leandro Martello (MDB), filiaram-se ao Republicanos.

Prazos eleitorais

Até o dia 5 de abril é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer a prefeito ou vice. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição.

Eleitores que precisam regularizar seu título eleitoral, pedir a primeira via ou a transferência de cidade, têm até 8 de maio para providenciar os ajustes no cadastro.

Confira na integra o Calendário Eleitoral (Eleições 2024) aqui 

Vice-prefeito de Flores da Cunha anuncia saída do Republicanos