Caxias do Sul

Após médico ser ameaçado, UBS Vila Ipê é aberta com auxílio da Guarda Municipal e Conselho de Saúde em Caxias

Homem, 61 anos, teria entrado em desordem e danificado veículo de funcionário da unidade na noite de quinta (14)

Foto: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM
Foto: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM

Reportagem: Fábio Carnesella e Luca Roth

Após confusão gerada por usuário, a unidade básica de saúde (UBS) Vila Ipê, em Caxias do Sul, precisou ser aberta na manhã desta sexta-feira (15) com vigilância da Guarda Municipal (GM) e auxílio do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo boletim de ocorrência, registrado pela Brigada Militar (BM) como dano e ameaça, por volta das 19h15 desta quinta-feira (14) uma enfermeira relatou que um homem, 61 anos, havia entrado em desordem durante atendimento. Ele teria ameaçado um dos médicos e, na sequência, danificado o veículo do funcionário da unidade. Quando a BM chegou, o homem não estava mais no local.

O conselheiro municipal da saúde Claiton Garcia da Cruz confirmou que a UBS só foi aberta na manhã de hoje devido à chegada da Guarda Municipal, que permaneceu momentaneamente no local por volta das 7h30min. Os atendimentos estão normalizados, até o momento.

Conforme Cruz, o usuário é acusado de causar outro tumulto na unidade no ano passado, ocasião em que um médico acabou pedindo desligamento.

“Ele foi atendido, mas achou que a conduta do médico estava errada. Apenas foi uma colocação do médico a respeito de uma receita, que ele (usuário) passava por patologias. Nesse momento, esse cidadão sai, começa a ameaçar o médico, os atendentes e, em seguida, pega uma pedra e joga no carro do médico. Mais ainda, invade a UBS para quebrar o restante”, relata o conselheiro sobre o incidente de ontem à noite.

Veículo do médico teve vidros danificados | Foto: reprodução

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria da Saúde (SMS) irá se reunir com líderes comunitários locais para tratar do assunto. Em nota, a pasta se solidarizou aos servidores municipais e afirmou que solicitou à Secretaria de Segurança uma intensificação das rondas da Guarda Municipal em todas as UBSs.

Ainda de acordo com a SMS, o homem será processado civil e criminalmente, além de ter de pagar os danos causados.

Nota da Secretaria da Saúde

“A Secretaria Municipal da Saúde acompanha de perto os dois casos lamentavelmente ocorridos no Centro Especializado em Saúde e na UBS Vila Ipê. Se solidariza e apoia os servidores municipais atacados no exercício de suas funções. Diante dos fatos, a SMS solicitou à Secretaria da Segurança a intensificação das rondas da Guarda Municipal em todas as UBS e irá realizar uma reunião com as lideranças comunitárias sobre estes acontecimentos. Importante destacar que autores dos fatos serão processados cívil e criminalmente (dano ao patrimônio público, pena de 6 meses a três anos e multa, desacato a servidor público, pena de 6 meses a 2 anos) e deverão pagar os danos causados”.