Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul abre 575 vagas para graduação via FIES

Inscrições seguem abertas até a sexta-feira (15)

Universidade de Caxias do Sul abre 575 vagas para graduação via FIES. (Foto: Bruno Zulian / Divulgação)
Universidade de Caxias do Sul abre 575 vagas para graduação via FIES. (Foto: Bruno Zulian / Divulgação)

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) está oferecendo 575 vagas para ingresso na graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) no processo seletivo deste primeiro semestre letivo. As oportunidades estão distribuídas entre os diferentes cursos presenciais, exceto Medicina, e abrangem todos os campi da instituição.

As inscrições para o processo seletivo ficarão abertas no período de 12 a 15 de março. Os interessados devem realizar a inscrição de forma gratuita pela internet, no portal Acesso Único do Ministério da Educação. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado a partir do dia 21 do mesmo mês.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e apresentar uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Informações detalhadas sobre o cronograma, critérios e procedimentos estão disponíveis no site do programa.

Em caso de dúvidas, a UCS disponibiliza uma página dedicada ao FIES, proporcionando aos candidatos informações adicionais e suporte para esclarecimento de questionamentos.

FIES 2024

O FIES, em sua edição de 2024, continua a oferecer vagas para o financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta edição, os candidatos têm a possibilidade de escolher até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.

Uma das novidades é o Fies Social, que visa atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Neste programa, 50% das vagas em cada edição dos processos seletivos são reservadas para esse grupo específico. Além disso, os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem uma renda familiar per capita de até meio salário-mínimo podem ser beneficiados com até 100% de financiamento dos encargos educacionais.