Caxias do Sul

Empresárias são homenageadas no 20º Mérito Empreendedora da CIC Caxias do Sul

Reunião Jantar ocorreu na noite desta segunda-feira (04), sendo as homenageadas Silvia Paniz, Elisete Pioner, Agatha Tonietto e Zica Stockmans

Empresárias são homenageadas no 20º Mérito Empreendedora da CIC Caxias do Sul
Zica Stockmans, Elisete Pioner, Silvia Paniz e Agatha Tonietto - Foto Júlio Soares

A noite desta segunda-feira (04) foi muito especial para quatro empresárias de Caxias do Sul. Silvia Paniz, Elisete Pioner, Agatha Tonietto e Zica Stockmans receberam a homenagem no 20º Mérito Empreendedora, marcado na semana do Dia Internacional da Mulher, que ocorreu nas dependências da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O evento foi promovido pelo Conselho da Empresária da CIC Caxias e reuniu 210 pessoas que prestigiaram as agraciadas.

O presidente da CIC Caxias, durante pronunciamento, salientou também a atuação de três mulheres que levam o nome de Caxias do Sul por onde vão, as soberanas da 34ª Festa Nacional da Uva, Rainha Lizandra Chinalli, e as princesas Eduarda Menezes e Letícia de Carvalho. O presidente da Comissão da Festa da Uva, Fernando Bertotto, também foi reconhecido pelo trabalho desempenhado em mais uma edição, recebendo o carinho da plateia presente.

Presidente e corte da Festa da Uva foram homenageados na CIC Caxias – Foto Júlio Soares

O evento da noite foi conduzido pela presidente do Conselho da Empresária da CIC Caxias, Grasiela Tesser, que salientou que a homenagem às empresárias também é direcionada a todas as mulheres empreendedoras, que conciliam suas multitarefas e ainda encontram forças para conduzirem suas vidas pessoais e profissionais da melhor forma possível. “A cada ano, ao ofício de empreender somam-se novos ingredientes desafiadores. Se não são suficientes os cenários políticos ou econômicos, a mudança do perfil geracional e a própria tecnologia são exemplos desses desafios modernos. O Mérito Empreendedora tem o objetivo de homenagear mulheres que escolheram superar estes desafios e conquistaram seus espaços, deixam suas marcas e o fazem com garra e coragem”.

Silvia Regina Paniz, agraciada na categoria Indústria, é a dedicada contadora e administradora da Silpa Peças e Equipamentos. Criada em uma família empreendedora, filha de Hermenegildo e Rosalina Paniz, irmã de Gilmar Ângelo e Valmir José Paniz, mãe de Taylor Paniz e avó de Laura, Silvia tem sido uma figura central desde a fundação da Silpa em 1973. Ao longo dos anos, ela desempenhou um papel vital no crescimento e sucesso da empresa. Após o falecimento de seu irmão em 2011, assumiu um papel ainda mais proeminente na gestão da empresa, mantendo os valores de qualidade, tradição e confiança legados por seu pai. Durante pronunciamento, Silvia agradeceu a toda família, especialmente aos pais pela sua criação e à família Silpa, “a qual está sempre me apoiando nas horas boas e nas não tão boas, mas todas essas horas são oportunidades de melhorarmos”, declara Silvia.

Na categoria Comércio a honrada foi Elisete Maria Pioner, mãe de gêmeas e administradora da Pioner Ótica e Joalheria, trilha uma jornada marcada por resiliência. Nascida filha de Ivo e Claire, e irmã de Ivandro e Ivonei, ela construiu uma sólida base educacional, obtendo diplomas em Pedagogia, Administração de Empresas e Marketing, e também se especializou como Técnica Ótica. Após anos de aprendizado na Pioner da BR-116, assumiu, em 1996, a gestão da loja na Avenida Rio Branco e fundou a Ótica Elisete Kids. Enfrentou desafios como a perda de seu primeiro marido e um assalto, demonstrando uma notável força e dedicação, tornando-se um exemplo inspirador para todos ao seu redor. “Como mensagem às mulheres, o segredo do sucesso começa pela paixão no que você faz. Essa paixão tem pilares fortes: o primeiro é que precisa acreditar no seu potencial, focar em ter conhecimento, e jamais esquecer da paixão. Quando tiver amor e paixão pelo que você faz, será inevitável o sucesso”, declarou Elisete, agradecendo também à família, amigos, funcionários e clientes.

Agatha Maria Tonietto foi a homenageada na categoria Serviços, advogada e empreendedora à frente do escritório Ágatha Tonietto & Advogados Associados em Caxias do Sul. Membro ativa do Conselho da Empresária e da CIC Caxias, Agatha tem uma formação consolidada, com graduação pela PUC de Porto Alegre e pós-graduações em áreas-chave do Direito. Seu escritório é reconhecido pela excelência no atendimento a empresas de diversos portes e pela especialização em direito empresarial, trabalhista patronal, família, sucessões e consumidor. Agatha também fundou a EuropaPerTe, uma consultoria especializada em cidadania europeia e equivalência de diploma. Durante pronunciamento, a advogada agradeceu à família e ao Conselho da Empresária pela honra em receber o Mérito. “Estar aqui hoje não seria possível sem o apoio e incentivo das pessoas que caminharam ao meu lado, que me inspiraram ao longo da minha trajetória e que mostraram que é possível ser uma advogada de sucesso e uma empreendedora visionária. A minha trajetória sempre foi pautada pela certeza de que era possível fazer a diferença e impactar, positivamente, a vida das pessoas”.

O mérito na categoria Cultura foi entregue à Zica Stockmans, nascida Idalzi Stockmans em Nova Prata, é a apaixonada fundadora da Companhia Tem Gente Teatrando, em Caxias do Sul. Desde a infância, mostrou interesse pelo teatro, levando-a a se formar em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul e a especializar-se em teatro e educação. Desde 1989, a Tem Gente Teatrando se tornou seu grande projeto de vida, oferecendo formação profissionalizante e semestral para atores e atrizes e tornando-se um espaço diversificado para a arte e cultura. Zica é reconhecida por seu empreendedorismo cultural e contribuição significativa para a cena teatral local. Ela declarou que o reconhecimento é muito significativo para uma mulher que escolheu as artes para empreender. “Eu sou uma mulher de muita sorte, pois sempre tive pessoas fantásticas trabalhando comigo, e hoje é uma grande família que tenho espalhada pelo mundo. O empreendedorismo cultural depende da crença das empresas sobre o quanto a área da cultura transforma a sociedade. Quero agradecer muito, às empresas de Caxias do Sul, que tem se mostrado apoiadoras e tem sido parceiras de caminhada”.

Zica Stockmans, Elisete Pioner, Silvia Paniz e Agatha Tonietto – Foto Júlio Soares