A operação de Bota-Fora no bairro Mariani, em Caxias do Sul, realizada durante dois dias de ação, já recolheu 28 toneladas de resíduos. A operação é promovida pela Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente e com a Associação de Moradores do Bairro Mariani. Na sexta-feira (23), com continuidade no sábado (24) devido ao excesso de resíduos, a ação contou com 20 caminhões. A operação será concluída na segunda-feira (26), pois ainda restam materiais a serem coletados.
Também na sexta-feira, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) percorreram ruas do bairro Mariani para reforçar a divulgação do Bota-Fora e orientar a população a evitar manter recipientes com água parada, combatendo assim a proliferação do mosquito-da-dengue.
Na Operação Bota-Fora, a comunidade pode descartar resíduos como móveis, sofás, colchões, eletrodomésticos e pneus, mas a Codeca não recolhe entulhos de obras, como concreto, pedras, tijolos e cerâmicas.
Foto: Ícaro de Campos/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Por determinação do Prefeito Adiló Didomenico, em 2024 a Operação Bota-Fora será realizada mensalmente. A ação visa dar o destino correto para objetos e resíduos que a coleta diária não recolhe, evitando o descarte incorreto em áreas verdes do município (lixões clandestinos) e a consequente proliferação do mosquito-da-dengue.
A primeira Operação Bota-Fora de 2024 ocorreu no bairro Serrano, de onde foram coletadas 25 toneladas de resíduos. Este ano, serão beneficiados ainda os bairros Fátima, Esplanada, Cruzeiro, Aeroporto, Campos da Serra, Belo Horizonte e Canyon, São Victor Cohab e Vitória, Diamantino, Charqueadas e São Gabriel, Santa Fé e Vila Ipê.
Desde a retomada da ação em 2021, dentro do Programa Luz, Cor e Flor, foram beneficiados com a Bota-Fora os bairros da Zona Norte (Santa Fé, Belo Horizonte, Vila Ipê e Canyon), Pioneiro e Pôr do Sol, Fátima e Fátima Baixo, Planalto, quadrilátero central da cidade, bairros Arcobaleno, Bom Pastor e São Caetano, e Reolon, totalizando mais de 330 toneladas de resíduos coletadas.