Caxias do Sul

Desfile Cênico: Como acompanhar um dos eventos mais emocionantes da Festa da Uva nesta quarta

Terceiro corso alegórico da atual edição ocorre a partir das 20h, na Rua Sinimbu, Confira detalhes, ingressos e alterações no trânsito

(Foto: Rodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul)
(Foto: Rodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul)

A noite desta quarta-feira (21) reserva um momento muito especial para quem gosta de uma programação diferenciada em Caxias do Sul. Com a 34ª Festa Nacional da Uva, a cidade se torna um ponto atrativo, inclusive, todos os caminhos levam o público a acompanhar mais um Desfile Cênico, que remete aos antepassados, exalta os trabalhadores caxienses e desperta o encanto do que a Festa da Uva representa para a comunidade. Nesta quarta o desfile pode ser acompanhado na rua Sinimbu, a partir das 20h.

Há décadas, a Festa da Uva tem sido uma tradição que evoluiu ao longo do tempo, passando de um desfile de carros para uma produção mais sofisticada, incluindo alegorias, coreografias, iluminação cênica, e muito mais. Neste ano, o desfile, que conta com aproximadamente 1,3 mil artistas e figurantes, foi dividido em três quadros distintos: “Cucagna ndove se Sogna”, “Cucagna ndove se Manga”, e “Cucagna ndove se fà Festa”.

Ingressos para as arquibancadas

Para assistir aos desfiles, o público tem duas opções: arquibancadas, com ingressos a R$ 40 (inteira) ou R$ 20 (meia-entrada) por pessoa, adquiridos no site da Festa da Uva, ou a opção gratuita de acompanhar os eventos ao longo da Rua Sinimbu. A organização sugere que o público leve bancos ou cadeiras de praia para maior conforto.

Acessibilidade: o acesso nas arquibancadas também tem espaço reservado para público PCD.

(Foto: Rodrigo Rossi/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul)

Bloqueios de trânsito

Os bloqueios na região central da cidade iniciam a partir das 14h, em ambos os lados das ruas Dr. Montaury, Do Guia Lopes, Andrade Neves e Pedro Tomasi, nos trechos entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua Os Dezoito do Forte. A partir das 16h, começam os bloqueios na rua Sinimbu, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval. Será obrigatória a conversão à esquerda, através da rua Visconde de Pelotas. A Fiscalização de Trânsito também bloqueia a rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Pedro Tomasi, a partir das 17h. O bloqueio abrange as vias transversais, cujos espaços se tornarão áreas de concentração de figurantes e demais envolvidos nos espetáculos.

Por fim, a partir das 18h, haverá o bloqueio total da rua Sinimbu e das ruas transversais entre as vias Visconde de Pelotas e Pedro Tomasi. O transporte coletivo será desviado, convertendo na Visconde de Pelotas e retornando à Sinimbu por meio da rua Vereador Mário Pezzi.

(Foto: Rodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul)

Autoridades destacam importância cultural e regional da festa

A secretária da Cultura de Caxias do Sul, Cristina Nora Calcagnotto, lembra que a Festa da Uva é uma oportunidade de geração de empregos, além de mostrar a força da cidade para promover um evento bonito. “Não precisamos dizer que é com muito entusiasmo que estamos totalmente envolvidos nessa festa, porque não só movimenta muito o nosso setor artístico e cultural por conta de um envolvimento muito grande que a gente tem da nossa pasta, mas também por gerar e movimentar muito a economia local. Então, são inúmeros empregos gerados, ainda que temporários, um grande número de pessoas que vêm a Caxias para visitar a nossa grande festa e também valorizar a cultura local”.

Uma oportunidade de divulgar outras festas do interior gaúcho é o que a Festa da Uva promove em Caxias do Sul. O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, abordou a importância de manter os laços com as cidades vizinhas, isso devido ao grande número de visitantes que acabam lotando as acomodações da cidade de Caxias, fazendo com que os turistas optem pelas cidades vizinhas, como Farroupilha. “A gente tem negócios relacionados nas mais diversas cidades, como Bento Gonçalves, Caxias, Gramado, Canela, Farroupilha. E as pessoas que nos visitam, ela não vem para a cidade A, B ou Z, ela vem para a Serra Gaúcha. Evidente que Gramado tem a sua grande fortaleza, o carro-chefe de tudo, mas uma grande parte vem para Caxias, vem para Bento Gonçalves, vem para Farroupilha, Garibaldi, Barbosa, Flores da Cunha. E eu acho que a nossa região, humildemente essa da uva e do vinho, a qual é realmente a marca Serra Gaúcha, que inclusive o registro é nosso, da região da uva e do vinho, ela tem uma fortaleza das belezas naturais, da gastronomia, daquilo que é a essência da nossa região. Então, respeitando a característica de cada um, nós estamos realmente vivendo um grande momento no turismo”. A cidade de Farroupilha também promove um dos grandes eventos da região, a Fenakiwi, que acontece em junho.

A cobertura da 34ª Festa Nacional da Uva no Grupo RSCOM tem o apoio de Marcopolo: ser protagonista é criar caminhos para chegar aonde ninguém chegou. Marcopolo 75 anos, protagonista em mobilidade.