Comportamento

Olivas de Gramado recebe 12ª Abertura da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul

O parque fica na Linha Bonita e tem mais de 12 mil pés de oliveira, sendo 29 hectares de área plantada

O parque Olivas de Gramado fica na Linha Bonita e tem mais de 12 mil pés de oliveira, sendo 29 hectares de área plantada.
Foto: Lucas Brito/Grupo RSCOM

Na manhã desta sexta-feira, dia 16, no parque Olivas de Gramado, na Linha Bonita, ocorreu a 12ª Abertura da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul.

Diversas autoridades participaram do evento, entre os presentes estava o governador Eduardo Leite, o prefeito Nestor Tissot e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes. Também o presidente do Ibraoliva Renato Fernandes, os proprietários do Olivas de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci e André Bertolucci.

Talvez Gramado seja hoje um dos principais polos consumidores do azeite de oliva, devido ao grande volume de restaurantes e hotéis. Estamos felizes de receber este importante evento para nosso estado e desejamos que todos sejam bem-vindos a nossa cidade”, destacou o prefeito Nestor Tissot.

Para o governador Eduardo Leite, a olivocultura e o olivoturismo acabam gerando muito mais repercussão econômica do que apenas aquela que pode ser medida pela produção dos azeites e de todos os produtos correlacionados. “O turismo atrai visitantes, que consomem nos restaurantes, nos hotéis e isso gera um nível de emprego que interessa ao nosso Estado. E somos muito orgulhosos de produzir cerca de 80% do azeite produzido no Brasil”, destacou Leite.

Foto: ASCOM PMG

O parque Olivas de Gramado é um projeto que foi colocado em prática já tem uns cinco anos. Situado na Linha Bonita, interior do município, ele tem 12,6 mil pés de oliveira, sendo 29 hectares de área plantada.

“Diferente de outras regiões que sofreram com as interperies, na Serra Gaúcha tivemos até um aumento na safra. Em relação ao ano passado acredito que teremos um acréscimo 20 a 30%“, disse André Bertolucci. Ele que espera colher em torno de 14 toneladas neste ano e pretende iniciar a colheita na segunda e siga durante os dez dias seguintes.

Antes da abertura oficial teve um painel sobre Olivoturismo. Participaram André Bertolucci (Olivas de Gramado), Renato Fernandes (Presidente do Ibraoliva) e Luiz Fernando Rodrigues (Secretário Estadual de Turismo). E a mediação ficou com Luciane Gomes (Revista Azeite e Olivais).

A promoção do evento foi da Seapi e do Instituto Brasileiro de Olivicultura, em parceria com o Parque Olivas e com a Prefeitura de Gramado.