O sábado (10) será com muito sol e nebulosidade esparsa no Rio Grande do Sul. Pode ter chuva isolada principalmente em pontos do Oeste e do Sul. O ar quente sobre o estado se reforça e o dia será excessivamente quente com máximas de 37ºC a 40ºC, e localmente superiores, no Noroeste, no Centro, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Campanha e no Sul. Mesmo na Serra faz calor intenso com 35ºC em algumas cidades.
Já o domingo (11) terá mais nuvens e chuva no Oeste e na fronteira com o Uruguai, onde aquece menos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. O calor segue muito intenso a extremo no Noroeste, no Centro, nos vales, Grande Porto Alegre e áreas a Oeste da Lagoa dos Patos com marcas de 38ºC a 40ºC, mas 40ºC a 42ºC em alguns pontos. Será um dia tórrido com calor desde a madrugada. Porto Alegre ficará ao redor dos 40ºC e a região metropolitana passará dos 40ºC. Da tarde para a noite, pelo calor excessivo, chuva e risco de temporais em pontos isolados.
A segunda (12) até terá a presença do sol com nuvens em parte do estado, entretanto a nebulosidade aumenta muito. Uma frente fria avança e traz chuva, irregular, no decorrer do dia para todas as regiões. Pode chover forte com temporal em pontos isolados. O dia começa por demais quente com uma madrugada de temperatura atípica em que a temperatura estará perto ou acima de 30ºC em muitas cidades. Com a chuva, as máximas à tarde não sobem tanto quanto nos dias anteriores.
Na terça-feira (13), sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul. Já chove em alguns pontos entre a madrugada e de manhã, mas instabilidade maior ocorre da tarde para a noite com pancadas isoladas mais nas Metade Oeste e Norte. A madrugada é menos quente que no dia anterior, porém abafada. Já a tarde não será tão quente como nos dias precedentes com máximas, em geral, de 30ºC a 32ºC.