Caxias do Sul

Caxias do Sul tem segundo caso de dengue contraído no município em 2024

Além desses, o município já contabiliza no ano oito casos de dengue importada

Caxias do Sul tem segundo caso de dengue contraído no município em 2024
Foto: Fernanda Huff, Divulgação


Nesta sexta-feira (09) foi confirmado o segundo caso de dengue contraído em Caxias do Sul (autóctone) em 2024. Além disso, o município já contabiliza no ano oito casos de dengue importada, quando o paciente viaja e retorna doente.

Os dados indicam a circulação da doença no Município. A cada caso suspeito ou confirmado de dengue (autóctone ou importada) a Vigilância Ambiental em Saúde realiza trabalho específico com aplicação de inseticida aerosol, que age para matar o mosquito adulto. Antes da aplicação, os agentes de combate às endemias realizam visitas a residências, indústrias, terrenos baldios, obras, ou seja, qualquer estabelecimento onde possam ser encontradas larvas do mosquito em água parada, em busca de larvas e pupas de mosquitos. A equipe identifica e elimina criadouros do mosquito e, posteriormente, realiza a aplicação do inseticida na região.

Neste ano, até o momento, já foram identificados e eliminados 102 focos na cidade. Reolon e Cruzeiro lideram o ranking de bairros com maior número de focos (confira abaixo). Nesta sexta, o governo estadual também confirmou a terceira morte por dengue no Estado neste ano.

Veja abaixo as principais formas de combate:

  • Não deixar lixo espalhado, em local próprio ou via pública, que possa acumular água. Pneus em desuso ou inservíveis precisam ser mantidos em locais secos.
  • Armazenamentos temporários de água não podem ficar expostos.
  • Caixas d ‘água precisam ficar fechadas.
  • Piscinas precisam ser protegidas quando não usadas.
  • Potes com plantas precisam ficar secos ou preenchidos com areia e serem lavados semanalmente.

Focos do mosquito transmissor identificados e eliminados em 2024

Reolon – 26 focos

Cruzeiro – 16 focos

Marechal Floriano, Pio X – 8 focos cada

Esplanada – 7 focos

São Leopoldo – 5 focos

Fátima: 4 focos

Centro, Colina Sorriso, São Luís da 6° Légua, Tijuca – 3 focos cada

Charqueadas II, Vila Mari – 2 focos

Bela Vista, Charqueadas I, Cristo Redentor, Floresta, Kayser, Mariani, Medianeira, Pioneiro, Planalto, Sagrada Família, Santa Catarina, Santa Lúcia Cohab – 1 foco cada