Caxias do Sul

Unimed Nordeste-RS recebe o primeiro robô cirúrgico da Serra Gaúcha

Sistema Da Vinci X marca o lançamento do Programa de Cirurgia Robótica da cooperativa em Caxias do Sul

Unimed Nordeste-RS recebe o primeiro robô cirúrgico da Serra Gaúcha

Um marco histórico para a saúde na Serra Gaúcha ocorreu na última quinta-feira, (1/02), com a chegada do primeiro robô cirúrgico da região ao Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, em Caxias do Sul. O Sistema Cirúrgico Da Vinci X, desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive, promete revolucionar a forma como cirurgias são conduzidas, elevando a precisão e segurança a um novo patamar.

A iniciativa da Unimed de investir no Programa de Cirurgia Robótica reforça a posição da cooperativa médica como referência em inovação na região. “Este é um investimento pioneiro na região, que permitirá ao Complexo Hospitalar Unimed seguir como instituição de referência entre os melhores hospitais do país“, destaca o presidente da Unimed Nordeste-RS, André Germano Leite.

Para garantir a excelência da assistência de excelência, uma sala cirúrgica de 57 m², localizada no Bloco B do Complexo Hospitalar, foi especialmente projetada para atender às demandas das cirurgias robóticas. Além disso, a instituição disponibilizará aos cirurgiões certificados e em processo de certificação um simulador de cirurgia robótica em um espaço anexo – um auditório de 47 m². Nesse ambiente, será possível simular procedimentos e acompanhar os procedimentos, realizar reuniões e workshops.

O Sistema Cirúrgico Da Vinci X é reconhecido como um dos mais avançados do mundo, garantindo intervenções precisas e minimamente invasivas. Esta tecnologia de ponta reduz os riscos de complicações e acelera o tempo de recuperação do paciente.

Thaís Bordin, enfermeira e coordenadora do Programa de Cirurgia Robótica, destaca as vantagens do procedimento em relação às abordagens convencionais. “A cirurgia robótica traz importantes vantagens em relação à cirurgia convencional (aberta), como um acesso minimamente invasivo, visão ampliada tridimensional e em alta definição, câmera estável e guiada pelo cirurgião, e melhor ergonomia para o médico”, aponta.

Ela ressalta que, para poder operar com a plataforma robótica, o cirurgião precisa estar certificado, cumprindo os critérios estabelecidos pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 2.311/2022 e pelas sociedades médicas.

Os próximos passos do Programa de Cirurgia Robótica serão divulgados durante a 34ª Festa Nacional da Uva, de 15 de fevereiro a 3 de março, no estande da Unimed. Além de outras atividades, o espaço terá um simulador disponível aos visitantes. A realização da primeira cirurgia robótica da região está prevista para os próximos meses.