Caxias do Sul

Deputada gaúcha destina emenda para compra de sensor para monitoramento de glicose em Caxias do Sul

A iniciativa, foca em beneficiar crianças diagnosticadas com diabetes tipo 1, com idades entre quatro e 17 anos

Deputada gaúcha destina emenda para compra de sensor para monitoramento de glicose em Caxias do Sul. (Foto: Gabriel Lain/ Divulgação)
Deputada gaúcha destina emenda para compra de sensor para monitoramento de glicose em Caxias do Sul. (Foto: Gabriel Lain/ Divulgação)

Uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.430.000,00 foi anunciada recentemente, visando à compra de sensores para monitoramento de glicose. A iniciativa, liderada pela Deputada Federal Denise Pessôa (PT), foca em beneficiar crianças diagnosticadas com diabetes tipo 1, com idades entre quatro e 17 anos.

A distribuição dos sensores, conhecidos como Libre, será realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal de Caxias do Sul, atendendo a 61 pacientes já cadastrados com diabetes tipo 1 na faixa etária estabelecida. O município garantirá o acesso aos dispositivos e leitores do Libre, facilitando o acompanhamento da glicose de maneira mais eficaz.

É relevante notar que a restrição de idade para menores de quatro anos é uma medida baseada na bula do produto, impossibilitando a inclusão desse grupo na distribuição dos sensores. No entanto, a ação da Deputada Denise representa um avanço significativo na melhoria da qualidade de vida das crianças atendidas.

A motivação por trás dessa ação surgiu a partir de conversas com mães do Grupo Gotas de Vida, onde a Deputada teve conhecimento das complexidades enfrentadas por crianças lidando com diabetes tipo 1. Denise expressou sua satisfação ao confirmar o empenho da emenda, destacando a importância de intervenções que possam efetivamente melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das crianças.

A gestão municipal definiu critérios adicionais para acesso ao equipamento, incluindo a necessidade de possuir o cartão SUS de Caxias do Sul, residir no município e manter acompanhamento médico no CECLIN da UCS ou em outro serviço da rede SUS. Com a quantidade de usuários prevista, o montante destinado pela emenda é suficiente para cobrir dois anos de utilização dos sensores. Contudo, caso o número de beneficiários aumente, o tempo de cobertura será proporcionalmente reduzido.

Cidadãos que ainda não estão cadastrados pelo município, mas que necessitam do dispositivo, são orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde para encaminhamento ao ambulatório de endócrino infantil, onde serão avaliados quanto à sua elegibilidade para o uso do Libre.