A coleta de lixo no município de Caxias do Sul tem sido alvo de muitas críticas por parte da população nos últimos meses. Relatos dão conta do excesso de lixo em diversos bairros de Caxias, lixos esses que deveriam ter sido recolhidos pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul. O problema principal é com o lixo seletivo, porém em alguns bairros, o relato é que existem problemas inclusive com o lixo orgânico, que em algumas vezes é recolhido de forma parcial. Moradores de bairros como o Serrano, Charqueadas, Vila Ipê, Vila Verde e São Leopoldo tem reclamado constantemente quanto a falta da coleta de lixo.
Dinara Fogaça, moradora do Bairro Serrano, afirma que o problema se acentuou com a chegada do final do ano. A moradora da Rua Marcílio Machado da Silveira também ressalta que tentou contato de diversas formas com a Codeca, sem obter resposta. Dinara ressalta que essa situação é também de saúde pública, pois o lixo acumulado acaba atraindo ratos e insetos ao local.
“Agora estrapolou porque na realidade esse ano que começou praticamente eles não tinham passado nenhuma vez. Eu botava o lixo… na quarta eles não passavam… eu recolhia… botava no sábado eles não passavam… eu recolhia… e assim eu ia fazendo. Só que daí eu parei de recolher… eu disse… não… vou deixar aí… aí liguei para o Alô Caxias… o Alô Caxias disse que isso era um problema com a codeca… que era para mim ligar para a codeca… Só que assim ó, passei dias tentando e só chama, chama e ninguém atém. Assim sempre ocupado ou se não cai… ou tu fica numa lista de espera e não resolve. Tentei pela internet mas a página nunca funcionando. Tentei ligar até para a vigilância sanitária porque na realidade isso já é um problema de saúde pública… porque esses lixos na rua ficam chamando rato… barato… enfim… isso é questão de saúde pública. Também não consegui”, afirma Dinara.
Em resposta aos cidadãos, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul afirma que sabe da existência do problema. A presidente da entidade Maria de Lourdes Fagherazzi, justificou os problemas por conta de uma frota defasada da autarquia. Segundo a presidente, alguns veículos vão para a oficina e demoram para voltar as ruas, causando um deficit na frota. Maria de Lurdes também afirma que tem ciência de que a população está com a razão quanto as reclamações.
“Estamos com problema em alguns caminhões, certo? Como vocês já sabem, os nossos caminhões são antigos. E isso acaba fazendo com que, em algum momento,
eles acabem indo para a mecânica e, às vezes, a solução não é tão rápida. Então, assim, de fato, a população de alguns bairros está com a razão de reclamar.
Ao que, de imediato, eu digo que a gente lamenta muitíssimo, muitíssimo mesmo, mesmo porque a gente sabe o quanto é ruim a falta de serviço da coleta.
Mas também quero dizer para a população que a equipe da Codeca, da diretoria, enfim, todos, estão muito, muito imbuídos para resolver isso”, afirma a presidente.
Maria de Lourdes também afirma que o foco da Codeca é adquirir veículos para a coleta seletiva, porém a entidade já realizou a compra de mais um caminhão para a coleta de lixo orgânico. A presidente diz que não pode garantir quando o problema vai ser resolvido, porém que a autarquia esta trabalhando seriamente em cima do problema.