O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Caxias do Sul requisitou à Polícia Civil uma investigação urgente acerca de ameaças que a organização não governamental Sem Raça Definida (SRD) vem sofrendo nos últimos dias.
Conforme a promotora de Justiça Janaina de Carli dos Santos, a informação é grave. “Precisamos analisar as medidas que podem ser adotadas durante o processo, já que o suspeito das ameaças já foi, inclusive, denunciado pelo MPRS por maus-tratos a animais”, afirma.
No final de setembro de 2023, o homem foi preso em flagrante. Na ocasião, oito gatos vivos e um morto foram encontrados amarrados pelo pescoço com cordas e abraçadeiras. A prisão aconteceu depois que a ONG SRD recebeu denúncias sobre a situação dos animais, que estavam desidratados e foram resgatados pela Brigada Militar.
O homem chegou a ser preso, com parecer favorável do MPRS, que ofereceu denúncia contra ele no dia 11 de outubro do ano passado. Porém, em dezembro, a juíza da 2ª Vara Criminal de Caxias, atendendo pedido da defesa, deferiu a instauração de incidente de insanidade mental e, mesmo com o parecer contrário do Ministério Público, concedeu a liberdade provisória ao denunciado.
Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul