Caxias do Sul

Amostragem da CDL aponta leve crescimento de 1,8% nas vendas de Natal, em Caxias do Sul

Tíquete médio alcançou R$ 501,84 por consumidor. Para 56,7% dos lojistas entrevistados, comercializações foram melhores ou iguais à data de 2022. Quase 40% dos presentes foram adquiridos na semana da celebração

Amostragem da CDL aponta leve crescimento de 1,8% nas vendas de Natal, em Caxias do Sul
Foto: Alencar Turella/ CDL Caxias

As vendas para o Natal 2023 se mantiveram praticamente estáveis no comércio caxiense. De acordo com o levantamento realizado pela CDL Caxias junto às empresas do município, a variação em relação a 2022 foi de 1,80%. O tíquete médio por cliente alcançou R$ 501,84, próximo aos R$ 512,35 que havia sido apurado antes da data pela entidade. Quase 11% dos negócios foram efetivados pelo digital, sendo 35,8% através de aplicativos de mensagens, 24,5% pelo Instagram e 15,1% pelo Facebook.

Foram entrevistados estabelecimentos de oito segmentos varejistas: vestuário e calçados (32,6%), brinquedos (21,7%), eletrodomésticos e eletrônicos (13%), cosméticos e perfumes (10,9%), joias e relógios (8,7%), bebidas e alimentos (6,5%), utensílios domésticos (4,3%) e floricultura (2,2%). Para 46,7% dos lojistas, a principal data comemorativa do comércio foi melhor em 2023, outros 10% disseram que foi igual a 2022 e 43,3% afirmaram que foi pior.

Entre os motivos que teriam contribuído para redução nas vendas, os participantes declararam o impacto do menor poder aquisitivo da população (41,4%), as incertezas econômicas (20,7%) e as viagens antecipadas (17,2%), já que o feriado de Natal caiu na segunda-feira. Para as empresas que comercializaram mais em 2023, 37,5% acreditam que os clientes estavam dispostos a gastar mais e 25% que o movimento foi fruto da maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais. Outros 18,8% acreditam que a reputação e confiança na marca podem ter ajudado e 12,5% pela maior diversidade de produtos.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, explica que, no último ano as comercializações para as datas comemorativas foram instáveis por conta das incertezas econômicas, o que prejudica a previsibilidade do cenário. Ainda de acordo com o executivo a tendência é que as vendas continuem oscilando em 2024.

A maior procura pelos presentes de Natal ocorreu na semana que antecedeu a data (38,2%) e duas semanas antes (29,4%). Pouco mais de 20% das comercializações foram efetivadas durante o mês de dezembro e 11,8% foram realizadas na véspera ou no dia. Cerca de 32% das aquisições foram pagas com cartão de crédito, 28,6% com dinheiro, 21,4% por Pix, 14,3% com cartão de débito e 3,6% em crediário.

Quanto à decoração natalina dos estabelecimentos, 45,9% dos empresários disseram que enfeitaram como nos outros anos, 32,4% afirmaram que ornamentaram mais e 13,5% declararam que decoraram, mas menos do que em outros natais. Apenas 8,1% das lojas participantes informaram que não colocaram adereços em seus espaços e vitrines.

A amostragem foi realizada entre os dias 3 e 5 de janeiro, pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias.

Produtos mais vendidos por segmento:
– Vestuário e calçados: bermudas, calças, camisetas, camisas polo, vestidos, chinelos, sandálias e tênis
– Brinquedos: brinquedos em geral
– Eletrodomésticos e eletrônicos: linha branca e tecnologia
– Cosméticos e perfumes: aromas para a casa, maquiagem, perfumes e sabonetes
– Joias e relógios: joias, óculos e relógios
– Bebidas e alimentos: cestas, tábuas de frios, espumantes e vinhos
– Utensílios domésticos: produtos com temática natalina, como jarras, taças e travessas
– Floricultura: flores de vaso

Fonte: Assessoria de Imprensa