Últimas notícias

Prefeito Adiló apresenta ações e projeta planejamento após temporal

Reunião do Gabinete de Crise realizada na tarde desta quinta-feira (04) teve a participação de secretários, diretores e vereadores

Prefeito Adiló apresenta ações e projeta planejamento após temporal
Foto: SMOSP

Uma reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul realizada no fim da tarde desta quinta-feira (04) serviu para o prefeito Adiló Didomenico apresentar as ações encaminhadas após o temporal do dia anterior que atingiu pelo menos 100 moradias no município. Na ocasião, importantes informações foram repassadas pelo chefe do Executivo, que esteve acompanhado de secretários, diretores e vereadores convidados.

No encontro, realizado no Salão Nobre, Adiló lembrou que desde maio do ano passado Caxias do Sul sofre com eventos climáticos adversos. Por isso, atenção especial está sendo dada à rede pluvial, que tende a ser danificada devido à infiltração de água. O prefeito considerou “desproporcional” a quantidade de chuva na cidade em tão pouco tempo na quarta-feira (03/01). Foram 44,5mm em menos de uma hora, sendo que a média histórica para todo janeiro é de 130mm. “Na maior parte do tempo nossos servidores estão consertando estragos, em vez de realizarmos obras novas. Nosso desempenho tem sido efetivo também graças ao novo maquinário à disposição, principalmente no interior”, argumentou.

O prefeito, que teve ao seu lado o coordenador do Gabinete de Crise, secretário de Gestão e Finanças e interino de Segurança Pública e Proteção Social Cristiano Becker, complementou que irá a Brasília na próxima semana (dia 10) para encaminhar a liberação de um contrato já assinado que totaliza R$ 25 milhões para obras de grande porte e construção de quatro novos piscinões para evitar alagamentos em áreas consideradas críticas. Na reunião, os vereadores também puderam esclarecer dúvidas sobre os procedimentos encaminhados pela municipalidade para amenizar os danos causados pelo excesso de chuva.

Secretarias ampliam serviços à população

As equipes da Prefeitura de Caxias do Sul deram prosseguimento nesta quinta aos atendimentos para as famílias atingidas pelo temporal do dia anterior. A maior parte dos serviços foi ofertada na região do bairro Serrano. A estimativa é de que pelo menos 100 moradias, em todo o município, tenham sido afetadas pela chuva, granizo e alagamentos registrados no fim da tarde de quarta.

Segundo o diretor-geral da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), Volmir Moschen, foram feitos 52 atendimentos nesta quinta. A grande maioria se refere a inspeções de casas e outras edificações para fornecimento de telhas, tendo em vista que lonas foram distribuídas na noite de quarta. Foram entregues 4,2 mil metros de lona aos cidadãos prejudicados pela intempérie (sete rolos de 600 metros cada). Na sexta-feira (05/01) começa a entrega das coberturas, sendo que uma delas será na Cooperativa de Reciclagem Paz e Bem, no bairro Belo Horizonte, cujo pavilhão foi parcialmente destelhado.

O diretor de Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Ramon Sirtoli, complementa que os principais atendimentos de poda e remoção de árvores caídas se concentraram nos bairros Serrano, Sagrada Família, Fátima e Exposição. Ainda no Serrano a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (CODECA) promoveu a limpeza de ruas que ainda acumulavam pedras de gelo na manhã desta quinta.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Norberto Soletti, disse na reunião do Gabinete de Crise que em três anos “foram enterrados 38km de canos” para favorecer o sistema de escoamento. Desde ontem, a secretaria encaminhou ações de limpeza, manutenção de calçadas e vias em locais considerados recorrentes, como Avenida Júlio Calegari, no bairro Esplanada; Rua Juvenal Herculano Cruz, no Planalto; e Rua Pedro Viezzer, no bairro Presidente Vargas.