Cidades

Comitiva debaterá criação da Universidade Federal da Serra Gaúcha no MEC na terça-feira (26)

Grupo da região, liderado pela deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), pleiteará tema com o ministro Camilo Santana, em Brasília

Comitiva debaterá criação da Universidade Federal da Serra Gaúcha no MEC na terça-feira (26)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A mobilização pela construção de uma universidade federal na Serra do Rio Grande do Sul ganhará uma nova etapa na próxima terça-feira (26). Uma comitiva de lideranças e representantes da região irá se encontrar, às 14h30min, com o ministro da Educação Camilo Santana, em Brasília, para tratar do assunto.

Segundo a deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), que integrará o grupo, o governo federal tem sinalizado de forma positiva a demanda. Em agosto, uma comitiva liderada por ela também visitou o MEC para abordar viabilidade de erguer a instituição de ensino na região.

A parlamentar reforça a aceitação da comunidade, transmitida por meio do Plano Plurianual (PPA), que é a ferramenta de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal. O pedido mais votado foi a implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado, com 1.375 votos

“Estamos trabalhando no sentido de mobilizar a Serra Gaúcha e ter uma unidade nessa ação. Esse momento é extremamente importante, já que a criação da universidade foi uma das propostas mais votadas do PPA, que teve participação popular e mobilização da comunidade. Muitas pessoas não chegam ao ensino superior por falta de oportunidade e isso também, porque o ensino superior é caro”, destaca Denise.

No último mês de novembro, a Câmara de Vereadores de Farroupilha sediou uma reunião sobre o tema com políticos e representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). Flores da Cunha também recebeu, em outubro, um encontro com o intuito de avançar na pauta e unir apoiadores.

As moções de apoio tem sido outro instrumento utilizado pelas casas legislativas para demonstrar suporte ao pleito. Até o momento, foram por este caminho, 15 municípios: Caxias do Sul, Canela, Vila Flores, Serafina Corrêa, Protásio Alves, Garibaldi, São Valentin do Sul, Nova Prata, Guabiju, Farroupilha, Fagundes Varela, Antônio Prado, São Marcos e Nova Roma do Sul.

Além disso, o Parlamento Regional, o Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico e Social da Serra (Corede Serra) e a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) também se posicionaram favoráveis a instalação de uma universidade federal na região.