Polícia

Cutia é resgatada pelo Batalhão Ambiental, em Lagoa Vermelha

Um funcionário de uma empresa moveleira teria informado sobre o animal silvestre que estava no interior do depósito da fábrica

Batalhão Ambiental resgata uma Cutia em Lagoa Vermelha
Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar

Nesta segunda-feira, dia 18, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgatou uma Cutia (Dasyprocta azarae), em Lagoa Vermelha.

De acordo com informações, um funcionário de uma empresa moveleira teria informado sobre o animal silvestre que estava no interior do depósito da fábrica.

O Comando Ambiental deslocou até o local e apanhou o roedor. Sendo que após a avaliação de um médico veterinário, o batalhão soltou a Cutia em seu habitat natural.

Sobre a Cutia

Conforme a patrulha ambiental, as Cutias habitam florestas da América do Sul, geralmente sua distribuição está associada a cursos d’água. Quando estressado, o animal possui o dorso com pelos longos e grossos que se eriçam.

As patas são bem desenvolvidas, o que auxilia no seu hábito de enterrar sementes, tornando a espécie uma ótima dispersora de sementes, sendo este um importante papel ecológico da espécie.

O animal tem  a cauda curta e pelada, come frutos folhas, sementes, raízes e plantas suculentas. Ou característica é que as Cutias vivem em pares permanentes e área de vida da espécie possui lugares fixos para dormir, comer e forragear.

Fonte: Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar

***

Saiba um pouco mais sobre o Batalhão Ambiental

Em 22 de Janeiro de 1998, o Estado criou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) extinguindo o Esquadrão conforme Decreto Lei número 38.107/98. A missão era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana, preparando o caminho para incorporar as PATRAMs no interior do Estado. Isso ocorreu em 2001 quando o Batalhão Ambiental da Brigada Militar reorganizou, atuando em 7 companhias ambientais e agregando todas as PATRAMs.

Em 2000, a BM criou a coordenação técnica das PATRAMs em todo o Estado do Rio Grande do Sul pelo Batalhão de Polícia Ambiental através da portaria nº 085/2000. Com isso, em 12 de maio de 2005, a BM criou o Comando Ambiental da Brigada Militar em três Batalhões Ambientais: 1º BABM (Xangri-lá), 2º BABM (Santa Maria) e 3° BABM (Passo Fundo). A BM dividiu os três batalhões em companhias, pelotões e grupos de Polícia Ambiental que atuam em todos os municípios gaúchos. Atualmente a sede do 1° BABM encontra-se em Porto Alegre.