Caxias do Sul

Operação da Polícia Civil desmantela esquema de fraudes em seguros de veículos em quatro cidades

As medidas judiciais foram executadas nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Sapucaia do Sul e Gravataí

Operação da Polícia Civil desmantela esquema de fraudes em seguros de veículos em quatro cidades

Na manhã desta quarta-feira, 14/12, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em quatro cidades, visando desarticular um sofisticado esquema de fraudes em seguros de veículos.

As medidas judiciais foram executadas nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Sapucaia do Sul e Gravataí. Durante a ação, um indivíduo de 28 anos foi preso em flagrante por receptação em Gravataí, onde estava em posse de motores completos de veículos roubados.

A investigação teve início após a identificação de uma série de ocorrências de furtos e roubos de veículos, que se revelaram falsas comunicações de crime. O objetivo por trás dessas ações fraudulentas era obter indevidamente indenizações dos seguros contratados.

As supostas vítimas do esquema combinavam a entrega dos veículos para desmanche e, posteriormente, registravam falsas comunicações de roubo ou furto, muitas vezes utilizando cidades diferentes das de suas residências para dificultar a investigação.

Os crimes identificados nesta primeira fase da operação incluem comunicação falsa de crime ou contravenção, conforme o Artigo 340 do Código Penal, que prevê detenção de um a seis meses ou multa. Além disso, os envolvidos responderão por fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro, de acordo com o Artigo 171, §2º, V, com pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa.

Após os procedimentos padrão, o indivíduo preso em flagrante foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações continuam em andamento na DRACO para identificar outros envolvidos no esquema fraudulento.