Farroupilha

Comunidade de Linha Boêmios solicita lombada eletrônica em trecho da ERS-122, em Farroupilha

Equipamento teria de ser instalado no Km 52, no trevo de acesso a Alto Feliz

FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM


A comunidade de Linha Boêmios, no interior de Farroupilha, está solicitando uma melhoria no trevo de acesso para Alto Feliz na ERS-122, altura do Km 52 da rodovia estadual. Acontece que naquele trecho a travessia é perigosa, podendo ocorrer acidentes.

Atualmente está sendo realizado um abaixo-assinado, solicitando uma lombada eletrônica no sentido Capital x Serra, para assim houver a diminuição da velocidade e dar tempo de realizar a travessia com maior segurança. Vale ressaltar que o ponto de travessia fica entre duas curvas no sentido Farroupilha x São Vendelino, o que aumenta o risco aos condutores.

FARROUPILHA
Trevo de acesso à Alto Feliz (Foto: Google Maps)

A agricultora e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha (Sintrafar), Suzana Maggioni Bertuol relatou a ideia da sinalização ao Portal Leouve:

“Nós estamos organizando um abaixo-assinado solicitando a instalação de uma lombada eletrônica no trevo que dá acesso à Linha Boemios e Alto Feliz, porque é muito perigosos esse trevo. Se algiém for acessar essa rodovia pela VRS-826 e olhar antes para a direita e depois para a esquerda, não dá tempo se o carro estiver subindo de Porto Alegre em direção a Farroupilha, então pela quantidade de acidente é muito importante a instalação dessa lombada eletrônica”, afirmou.

A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) que administra a rodovia, a fim de saber se haverá alguma obra de melhoria no ponto citado, esta que se manifestou através de nota:

“A concessionária tem de apresentar um estudo sobre radares ao Poder Concedente e ao DAER até o final do 2º ano da concessão (jan/25) para poder instalar esses equipamentos. Qualquer equipamento do tipo radar tem que ter permissão do DAER e Poder Concedente para ser instalado, logo, a concessionária não tem a liberdade de instalar sem permissão. Podemos estudar algum reforço de sinalização para uma situação paliativa até que haja a instalação de radar ou, a mais indicada solução, duplicação desse trecho da Serra que deve ser entregue até janeiro de 2027”.

Fotos e vídeo: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM