Esportes

Jogo que vale acesso do Juventude para elite do futebol brasileiro

Sábado de decisão na Série B com rodada de ouro

Jogo que vale acesso do Juventude para elite do futebol brasileiro
Jogo que vale acesso do Juventude para elite do futebol brasileiro

Juventude e Ceará entram em campo às 17h deste sábado (25), no Estádio Presidente Vargas, em jogo que promete esquentar a 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Vozão não luta por mais nada na competição e entra em campo para complicar a vida do time gaúcho, que pode garantir o acesso para a elite do futebol nacional.

Com 62 pontos, o Juventude ocupa a terceira colocação na tabela e depende de uma vitória simples para subir sem depender de outros resultados. O time vem de tropeço em casa diante da Ponte Preta. Na ocasião, os times empataram por 0 a 0 em Caxias do Sul. O Ceará tem 50 pontos e está no 11º lugar.

JUVENTUDE

Considerado uma das lideranças do time, o volante Jean Irmer recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. Além dele, o lateral-direito Kelvyn também não joga. Ele pertence ao Ceará e está no Juventude por empréstimo. Fora da última partida, o lateral-direito Reginaldo e o atacante David estão se recuperando de lesão e seguem como dúvidas. O técnico Thiago Carpini demonstrou preocupação com a situação dos seus jogadores.

“A característica do David, dentro do elenco, a gente não tem outro. Um cara que, para algumas situações, principalmente em um jogo como este em Fortaleza, onde vamos ter um pouquinho mais de campo, talvez não encontremos outra alternativa no elenco. Para esse momento, talvez ele faça até mais falta do que o Reginaldo”, pontuou o treinador.

CEARÁ

O técnico Vagner Mancini não terá o goleiro Bruno, que foi expulso no confronto contra o Vila Nova. O zagueiro Léo Santos retorna de suspensão e deve ocupar a vaga de Luiz Gustavo, que não joga pelo mesmo motivo. Richard, Guilherme Castilho e Warley seguem se recuperando de lesão. Barletta evoluiu nesta semana, mas segue como dúvida.

“Vamos encarar (o Juventude) da forma como encaramos o Mirassol, que é uma equipe que está brigando lá em cima. O Ceará foi franco e venceu merecer (o Mirassol)”, disse Mancini.

Este será um ‘sábado de ouro’ para a Série B do Brasileirão 2023. Nesta rodada, a de número 38, será decidido quais os os quatro clubes que estarão na Série A e quem vai cair para a Série C em 2024. Os jogos foram todos programados para as 17 horas deste sábado. Quem puder mais, vai chorar menos ou vai abrir um largo sorriso.

Já classificado para a Série A, o Vitória, da Bahia, pode decidir o futuro da Chapecoense, em Chapecó. Se vencer o jogo, o Vitória rebaixa o time da casa. Se perder, pode até ajudar na manutenção da equipe de Chapecó na Série B no ano que vem. Outro time que está nesta mesma situação é o Tombense, que joga em casa contra o Mirassol. Se a equipe da casa vencer, se garante na segundona. Caso seja derrotada, o Tombense estará na série C no ano que vem.

Paralelamente, a Ponte Preta, que joga em casa contra o bom time do CRB, precisa vencer para ter a certeza de que não vai cair neste ano. O mesmo acontece com o Sampaio Corrêa, que joga contra o Sport, lá no Recife. Estes serão os jogos mais decisivos e emocionantes da rodada, a última da série B, em 2023.

Por volta das 19 horas deste sábado, já saberemos quem subiu, quem continuou na Série B e quem vai disputar a Série C na próxima temporada. Muito choro ou muita festa para os clubes que terão neste sábado a última chance de decidir seu futuro nas divisões inferiores do futebol brasileiro.

DUAS VAGAS EM DISPUTA PARA O ACESSO – QUEM JOGA CONTRA QUEM

Como disse acima, serão dez jogos, todos no sábado, dia 25 de novembro, a partir das 17 horas. Aqui vamos mostrar quem joga contra quem. Em Campinas, a Ponte Preta recebe o CRB. Um jogo sem favorito. Em Goiânia, o Atlético-GO tem a última chance de tentar o acesso. Seu adversário será o Guarani, de Campinas. Favoritismo do time goiano.

Em Fortaleza, o Ceará cumpre tabela contra o Juventude, que com uma vitória sobe para a Série A no ano que vem. Como o time da casa não tem chance de subir, a chance de vitória para o time catarinense é grande. Em Chapecó, a Chapecoense recebe o líder do campeonato, o Vitória. Se jogar completo, o clube baiano tem tudo para somar mais três pontos ao seu ativo. Isso sem nenhuma necessidade, porque já se classificou para disputar a série A no ano que vem. Detalhe que pode até ajudar que o time da casa consiga um bom resultado e não caia.

Em Florianópolis, o Avaí encara o Ituano. Os dois times fazem campanha semelhante, e um empate a essa altura dos acontecimentos fará bem para ambos. Aposto nisso. Em Novo Horizonte, o Novorizontino encara o Criciúma. Os dois lutam por uma classificação. Criciúma tem mais chance. Em Tombos (MG), Tombense contra o Mirassol. Mando favorece a equipe de Tombos, mas o Mirassol tem time para surpreender.

Em Ribeirão Preto, o Botafogo que não vai cair mas também não tem chance de subir, enfrenta o Londrina, um dos piores times da Série B deste ano. O Tricolor ribeirãopretano é favorito. ABC x Vila Nova será em Maceió. Time da casa já caiu. Vila Nova ainda pode subir. Aposto numa vitória do time de Goiânia.

Sport x Sampaio Corrêa, será em Recife. O Sport foi durante uma parte do campeonato o favorito a ganhar uma vaga na série A do ano que vem. Mas caiu demais de produção. Está em sétimo lugar e só uma combinação de resultados daria chance ao time de Vagner Love subir ainda neste ano. Não acredito, mesmo sabendo que se dependesse do jogo de hoje contra o Sampaio Corrêa, o Sport chegaria à Série A ainda em 2023.