Caxias do Sul

A 81 dias da Festa da Uva 2024, Rainha e Princesas apresentam trajes oficiais em passeio de trio elétrico

Corte liderada por Lizandra Melo Chinalli desfilou pelos principais pontos da cidade na manhã deste sábado (25)

A 81 dias da Festa da Uva 2024, Rainha e Princesas apresentam trajes oficiais em passeio de trio elétrico
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Com sol e céu aberto, que se impuseram na manhã deste sábado (25), a comunidade recepcionou os novos trajes da Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2024, em Caxias do Sul. O ato foi marcado pela criatividade com que as vestimentas foram reveladas, a 81 dias do início do evento. O desfile, normalmente realizado em ambiente fechado, deu lugar a um trio elétrico, que levou Lizandra Melo Chinalli, Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho ao encontro dos caxienses nos principais pontos da cidade.

O cortejo iniciou no Monumento Nacional ao Imigrante, passeou pela Rua Pinheiro Machado, fez pausas na Praça Dante Alighieri e Parque Mário Bernardino Ramos, e encerrou no Museu de Ambiência Casa de Pedra. Uma equipe de 13 agentes de trânsito, com duas viaturas e quatro motos, escoltou o desfile real. Cruzamentos foram interrompidos temporariamente e houve retenção no fluxo de veículos por onde o trio elétrico passou.

Quem sugeriu que as novas indumentárias fossem divulgadas dessa maneira, inédita em quase 100 anos do evento comunitário, foi a própria corte.

“A ideia partiu de nós mesmas, então, nós conversamos e alinhamos as ideias para que nós pudéssemos fazer uma apresentação de trajes muito diferente do que se era feito nos anos anteriores”, revelou Lizandra.

Imponência e reverência ao passado

Os modelos, confeccionados pela estilista Véra Stedile Zattera, serão utilizados pelo trio de soberanas durante o período de divulgação da 34ª edição da Festa da Uva. O vestido oficial de Lizandra foi inspirado nas indumentárias das rainhas Odila Zatti (1934) e Helena Robinson (1961), guiado pelo uso corriqueiro do corpete, como nas roupas tradicionais da Itália Meridional.

O vestido carrega  babados de rendas na cor branca e uma sobressaia na cor preta, a qual apresenta ramos de uvas bordados nas cores cobre e ouro, e rebordados à mão com pedrarias coloridas. O corpete é finalizado por um cinto de metal com uma fivela, fundida pela Chic Line, que reporta ao brasão utilizado no cartaz da Festa.

“É uma emoção muito grande carregar anos de história e anos de tradição. Nós estávamos conversando a caminho daqui, que é um momento muito esperado por todo o trio: revelar o seu traje. A gente quer fazer isso de uma forma bem à nossa cara. Então, percorrer as ruas da nossa cidade nessa manhã, levando a nossa música tema, levando o nosso brasão da festa, vai ser realmente muito marcante nas nossas vidas”, destacou a Rainha Lizandra Chinalli.

Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Já os trajes de Eduarda e Letícia homenageiam o conjunto utilizado pela princesa Henriette Vaccari (2000), estampados com elementos de cachos de uvas e suas ramagens nas saias, homenageando a própria Festa e o início do plantio das vinhas executado pelos colonos imigrantes. Os tecidos nobres da corte foram confeccionados pelo atelier Francine e Edite Scariott, com bordados pela Bordatex e rebordados por Marilena Adami.

O maior evento comunitário do Sul do país celebra os 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha com o tema “Caminhos e Lugares”, e ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 3 de março do ano que vem.