A segunda edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) está marcada para acontecer entre os dias 13 e 15 de agosto de 2024, na sede da Embrapa Uva e Vinho, localizada na cidade de Bento Gonçalves. Este evento, que visa destacar e revalorizar os vinhos de mesa brasileiros, representa um passo significativo para reconhecer a importância desses produtos que são amplamente consumidos no país, apesar de serem considerados secundários no cenário vinícola nacional.
O Brasil figura entre os principais produtores mundiais de vinhos de uvas híbridas e americanas, ao lado dos Estados Unidos. Embora sejam os preferidos dos consumidores locais, esses vinhos são frequentemente relegados a um segundo plano, embora constituam a maior parte da produção vinícola do país. Eles são uma parte essencial da identidade vinícola brasileira, refletindo as tradições dos imigrantes europeus e representando uma fatia significativa do faturamento de muitas famílias de agricultores, além de empresas de diferentes portes.
O CBVM foi concebido com o intuito de evidenciar a evolução da qualidade desses vinhos, resultado dos investimentos consideráveis realizados pelos produtores nos processos de produção e no aprimoramento do produto final. Este concurso, pautado em padrões internacionais de degustação, reunirá durante três dias um corpo de jurados especializados, incluindo reconhecidos profissionais, enólogos, jornalistas e compradores, todos engajados em resgatar a valorização dos vinhos de mesa.
“Realizar o Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa nas instalações da Embrapa Uva e Vinho, maior centro de pesquisa para o setor vitivinícola do país, demonstra a seriedade e o profissionalismo que estamos implementando nesse concurso. Buscamos sempre destacar os produtores que têm investido em inovação, qualidade e, principalmente, em novas tecnologias e estudos disponíveis”, destaca a empresária Zoraida Lobato.
A Embrapa Uva e Vinho desempenha um papel fundamental na promoção e no aprimoramento dos vinhos de mesa brasileiros, desde o desenvolvimento de materiais genéticos adaptados até as práticas de manejo, o processamento da uva e a elaboração dos vinhos. “O fortalecimento desses produtos no mercado através de eventos como o Concurso é essencial para o setor vitivinícola brasileiro”, segundo o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rodrigo Monteiro.
O apoio para a realização do 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é proveniente de entidades como a Embrapa Uva e Vinho, a Consevitis RS, o Sindivinho RS, o SINDVinho de MG, o SINDUSVinho de São Roque, a FECOVINHO, a AGAVI e o SPVinho.
Informações sobre o regulamento e inscrições para participação no 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa podem ser solicitadas através do e-mail [email protected] ou via WhatsApp no número (55) 11 98347 2093. Para mais detalhes, acesse o site oficial do evento em www.concursovinhosdemesa.com.br.