Caxias do Sul

Largo Fábio Formolo, adotado por empresa privada, é revitalizado em Caxias do Sul

Grupo L. Formolo investiu R$ 32,6 mil em melhorias na praça em frente ao Cemitério Público. Pelo menos 70 espaços da cidade estão adotados atualmente

Largo Fábio Formolo, adotado por empresa privada, é revitalizado em Caxias do Sul
Foto: Fabiano Provin/divulgação

O Largo Fábio Formolo, espaço que fica de frente para o Cemitério Público I, em Caxias do Sul, foi revitalizado pela iniciativa privada e entregue à comunidade no início deste mês de novembro. A praça, que fica na região do bairro Marechal Floriano, recebeu melhorias, teve a vegetação rasteira substituída e houve o plantio de mudas de flores e de ipês roxos e amarelos, jacarandás e tibouchinas (manacás). O trabalho foi realizado pelo Grupo L. Formolo, que formalizou, junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o Termo de Cooperação para Adoção da área.

Obras físicas também foram feitas no largo, como a remodelação de canteiros e a substituição de parte das calçadas e meios-fios, além da pintura. Conforme a empresa, foram investidos R$ 32,6 mil. “A partir de agora é nossa responsabilidade a manutenção e a limpeza do local. Este projeto é antigo, tentávamos adotar o espaço há mais de seis anos e agora conseguimos, por meio da legislação pertinente”, diz o diretor comercial da empresa, Mateus Formolo.

Para o secretário do Meio Ambiente e chefe de Gabinete, João Uez, a iniciativa é importante e elogiável. “Temos encaminhado parcerias importantes, como as adoções recentes das praças da Bandeira, em São Pelegrino; e Monteiro Lobato, no bairro Exposição. Nesse sentido, a iniciativa privada tem sido fundamental para a melhoria de espaços públicos”, sintetiza.

Largo Fábio Formolo, adotado por empresa privada, é revitalizado em Caxias do Sul
Foto: Fabiano Provin/divulgação

O ato simbólico de entrega das melhorias ocorreu no dia 1º de novembro. Além do secretário João Uez e do diretor Jurídico da SEMMA, Daniel Caravantes; estiveram presentes o diretor executivo do Grupo L. Formolo, Valduíno Germano Formolo; o diretor comercial Mateus Formolo; e o gerente de operações Marciano Gubert.

Segundo levantamento da SEMMA, pelo menos 70 espaços, entre praças e canteiros, estão adotados atualmente. Empresas e entidades interessadas em cuidar de uma área podem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fica na Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa.