Caxias do Sul

Diretor de comunicação da Gerdau aborda caminhos para manter relevância da marca centenária

Pedro Torres palestrou na reunião-almoço da CIC Caxias nesta segunda-feira (20)

Diretor de comunicação da Gerdau aborda caminhos para manter relevância da marca após 122 anos de história
Foto: Júlio Soares/divulgação

“Quando a marca não é relevante ou autêntica, os consumidores se afastam”, ensinou o diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, Pedro Torres, na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (20). Com o tema “Gestão de marca para o fortalecimento do negócio”, o executivo palestrou sobre aspectos que podem contribuir para renovar e manter a relevância de uma marca de 122 anos, como a Gerdau.

De acordo com Pedro Torres, as marcas precisam acompanhar as transformações da sociedade, e isso passa por uma aproximação com os jovens e com as questões ambientais, por exemplo. Detalhou que a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, com 36 mil funcionários, focou em uma nova era no posicionamento de comunicação, nas oportunidades de gerar experiências de impacto e liderar e transformar a comunicação do setor.

“A primeira coisa é ter consciência interna, por isso que a gente fez uma grande transformação cultural, para se conectar com os mais jovens. Os jovens são o futuro. Os jovens são os empresários de amanhã, os jornalistas de amanhã, os formadores de opinião de amanhã. Uma empresa para ser perene pelos próximos 122 anos precisa conversar com um público do qual ela não está acostumada a conversar”, observa o diretor de Comunicação.

Uma das abordagens enfatizadas por Torres foi a expansão do alcance da marca Gerdau por meio de parcerias com influenciadores, patrocínios esportivos, incluindo o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e participação em grandes plataformas de entretenimento. A Gerdau foi responsável pela montagem do palco principal do Rock in Rio 2022, como parte de sua estratégia de ampliação da visibilidade da sucata.

Presente em um lugar “onde as pessoas não imaginam que a Gerdau poderia estar”, como definiu Torres, 200 toneladas de aço gaúcho 100% reciclável da empresa sustentaram a plataforma de 30m de altura e 104m de largura. Os resultados foram mais de R$ 41 milhões gerados em mídia orgânica e 62 mil novos seguidores nas redes sociais.

“A gente não é uma marca de varejo, uma marca de consumidor final. E, ao levar o aço pro Rock in Rio, o aço gaúcho, inclusive, demos essa oportunidade de conversar com o público”, acrescentou Torres.

O executivo da Gerdau destacou ainda que os pilares de uma gestão de marca eficaz passam pela consciência (o público-alvo sabe de você e do seu orçamento), pela reputação (eles devem gostar de você), pelo valor da marca (eles devem conseguir ver benefícios em comprar de você) e pela lealdade (eles devem preferir a sua marca).

O crescimento e ampliação de mercados também precisam, segundo Torres, carregar valores, afinal, trata-se de uma empresa centenária, líder em reciclagem de sucata metálica na América Latina, com 11 milhões de toneladas transformadas em aço por ano.

“As raízes precisam ser fortes e sólidas para que os frutos continuem nascendo. Ou seja, você não tem novos frutos se você não tiver raízes”, finalizou.