Carlos Barbosa

Secretaria da Saúde de Carlos Barbosa alerta para incidência de acidentes com a aranha-marrom

Essa espécie, conhecida por suas picadas que podem resultar em sérias complicações, mede geralmente de 1 a 3 cm e torna-se mais ativa nessa temporada

Foto: Rogério Machado (arquivo SMCS)
Foto: Rogério Machado (arquivo SMCS)

Com a chegada dos meses mais quentes, a Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa, emitiu um alerta para incidência de acidentes com a aranha-marrom. Essa espécie, conhecida por suas picadas que podem resultar em sérias complicações, mede geralmente de 1 a 3 cm e torna-se mais ativa nessa temporada, encontrando refúgio em locais como roupas e sapatos, sendo frequentes intrusas nas residências, principalmente em áreas como sótãos, porões e garagens.

Sobre a Aranha-Marrom
A aranha-marrom tem uma coloração marrom avermelhada com abdome em forma de azeitona. Apesar de pequena, sua picada pode trazer problemas. No momento da picada há pouca dor, mas de 12 a 24 horas após ocorrem bolhas e escurecimento da pele (necrose), podendo causar também comprometimento sistêmico. Apesar de não ser uma aranha agressiva,  ela pica geralmente quando comprimida contra o corpo. Este tipo de aranha pode ser encontrada dentro das casas, se camuflando entre as roupas de vestuário e de cama, atrás de móveis, em garagens e porões. Com a incidência do calor, ela sai de seu habitat escuro com mais frequência, mas contatos acontecem tanto no verão quanto em períodos menos quentes.

Cuidados e Prevenção
Em Carlos Barbosa, é possível buscar ajuda pelo telefone (54) 3461-8900 e a comunidade é orientada a procurar auxílio médico no Atendimento Imediato, disponível das 06h às 24h. Aqui estão algumas orientações cruciais para evitar encontros indesejados com a aranha-marrom:

Use luvas de raspa de couro e/ou abrigo com mangas longas nas atividades de limpeza, jardinagem e manuseio em parreiras.
Chacoalhe as roupas antes de vesti-las.
Verifique as roupas de cama e arredores antes de deitar.
Use graveto, enxada ou gancho ao mexer em lenha, buracos, folhas secas e troncos ocos.
Rebore paredes para evitar rachaduras ou frestas.
Bata os sapatos antes de colocá-los.
Evite acúmulo de materiais.
Conserte rodapés soltos.
Não mate lagartixas e sapos, pois são predadores naturais de aranhas.
Vede soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha.
Coloque telas nas janelas, nos ralos das pias ou tanques.

LEIA MAIS 
Centro de Informação Toxicológica atende em plantão 24h