Caxias do Sul

Brigada Militar retoma o Policiamento Comunitário no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul

A região é primeira na adesão a esse modelo, destacando ênfase na segurança e prevenção e pela ativa participação da comunidade

Brigada Militar retoma o Policiamento Comunitário no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Na tarde desta segunda-feira (13), a Brigada Militar realizou a solenidade da instalação e reinauguração do Policiamento Comunitário no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul. O evento ocorreu às 16h, na Rua Coberta, ao lado do Colégio Murialdo. A região é primeira na adesão a esse modelo, destacando ênfase na segurança e prevenção e pela ativa participação da comunidade.

Os policiais do 12º BPM também atuaram nos bairros adjacentes com uma abordagem estratégica que visa não apenas à redução dos índices criminais, mas também ao fortalecimento dos laços entre a Brigada Militar e a comunidade local.

Eles contarão com uma nova viatura, adquirida pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG), um projeto que possibilita empresas estabelecidas no Estado a participarem do aparelhamento da Segurança Pública em suas cidades, por meio de compensação do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

De acordo com o Tesoureiro da Samar, Marcos Saccaro, o apoio da Brigada Militar foi muito importante para que este objetivo se realizasse.

Nós tivemos um momento muito feliz, muito satisfatório que é a volta do policiamento comunitário, onde ela vai atender não só Ana Rech, mas a região, e agradecemos muito o trabalho e empenho do comandante do 12º Batalhão, Tenente-Coronel Vargas e também agradecemos ao coronel Márcio Luz da CRPO Serra que foram grandes parceiros para a volta do policiamento“.

Segundo o Tenente-Coronel Vargas, o Policiamento Comunitário consiste em uma segurança de mais proximidade e contará com a sede dos policiais responsáveis pela segurança da região ficará na sede da Samar.

Tem uma filosofia de proximidade, são policiais que residem na região, entendem melhor os problemas da área, tudo baseado da proximidade do policial com a comunidade. É uma filosofia de policiamento que faz com que o policial entenda melhor os problemas com quais aquela comunidade é afetada”.

A solenidade de reativação contou com a presença do Comandante do CRPO Serra, Coronel Márcio José Rosa da Luz, do Comandante do 12º BPM, Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas, do Presidente da SAMAR, Edson Tomiello, do Subprefeito, José Evaney Laurindo e outras autoridades militares e civis.