Caxias do Sul

Procon de Caxias do Sul alerta para golpe

Falsas notificações de “acordos judiciais” e “violações do código do consumidor” estão sendo enviadas para empresas

CBMRS
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O Procon de Caxias do Sul, em parceria com o Procon RS, informa que diversas empresas estão sendo notificadas em relação a temas sobre “acordos judiciais” e “infrações ao código do consumidor” no Estado. O Departamento destaca que as reclamações legítimas são feitas somente por meio dos canais oficiais e institucionais do Procon.

Além disso, o órgão protetor de Caxias do Sul esclarece que não utiliza e-mails para lidar com denúncias e reclamações contra fornecedores. Toda comunicação referente a esses processos é encaminhada por meio de correspondência com aviso de recebimento (AR). Em outras situações, o órgão somente envia e-mails com o domínio caxias.rs.gov.br.

O Coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, salienta: “caso você receba algum e-mail que contenha “Procon” no endereço do remetente ou códigos de ocorrência no assunto, fique atento. Se achar um e-mail suspeito, você pode entrar em contato conosco através do telefone 151 (segunda a sexta-feira, das 10h às 15h) ou pelo WhatsApp (54) 9 9929.8190.”

A cidade de Bento Gonçalves também vem registrando uma onda crescente de golpes envolvendo serviços falsos. Entre as principais denúncias, estão compras online e solicitações de empréstimos, entre outras artimanhas virtuais. Somente no mês de setembro, o Procon-BG recebeu 30 denúncias dessa natureza.

Maciel Giovanella, coordenador do instituto na cidade, alertou a população sobre a prática criminosa e forneceu orientações para evitar cair nesses golpes.

“Nesses casos o consumidor precisa buscar mais informações, como, por exemplo, o protocolo de atendimento, a pessoa com quem se está conversando, e, principalmente, certificar se o boleto é verdadeiro ou não, o que normalmente só é constatado no ato de pagamento, mas tem que se certificar. Também, cabe destacar que os verdadeiros canais de atendimento jamais solicitam para o consumidor realizar depósito via pix para CPF do atendente ou CPF em geral”, destaca.

Giovanella destacou ainda que os esforços preventivos foram intensificados nos últimos meses. Ele enfatiza a importância de os consumidores estarem alertas e, ao suspeitarem de ofertas ou métodos de pagamento, procurarem imediatamente o Procon para denunciar e evitar situações desse tipo.