As vendas no comércio caxiense apresentaram leve crescimento em setembro na comparação com o mês anterior, com índice de 0,63%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, as comercializações tiveram queda de 7,02%. Mesmo com resultados mais tímidos aos que vinham sendo apurados nos meses anteriores, os acumulados de 2023 e dos últimos 12 meses foram de incrementos de 1,30% e 3,92%, respectivamente.
Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, na manhã desta terça-feira (7), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município.
O mês de setembro também foi de queda no volume de consultas do SPC, de 32,84% em relação a agosto. Tanto a inclusão como a exclusão de débitos do sistema apresentaram decréscimo de 25,07% e de 19,34%. Esses números contribuíram para que fosse registrado um aumento de 0,47% na inadimplência em setembro frente ao mês anterior, e de 3,20% em comparação ao mesmo período de 2022.
O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, reforça que o varejo continua se comportando oscilantemente nos resultados divulgados mês a mês. Ele destaca, entretanto, que no longo prazo as reservas de crescimento estão se reduzindo, com índices mais tímidos em relação aos que eram verificados no primeiro semestre deste ano.
“Nossa expectativa é que o último trimestre de 2023 traga os resultados positivos que nos permitam retomar a direção do crescimento para encaminhar bem o início de 2024. Porém, o alerta está ligado e as sinalizações vindas do mercado econômico nacional e do cenário internacional trazem muito mais apreensão e cautela do que otimismo”, contextualiza.
Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, também acredita que o último trimestre pode ajudar a recuperar as perdas do varejo caxiense. O dirigente cita as datas comemorativas como o Dia das Crianças em outubro, as promoções da Black Friday em novembro e o Natal em dezembro, como ótimas oportunidades para as vendas terem um aumento mais robusto.
“Mesmo com um baixo crescimento nas comercializações para o Dia das Crianças, estamos nos aproximando da principal data para o comércio, que é o Natal. Além disso, as festas de final de ano, que também contribuem para as vendas no varejo local, e temos ainda neste mês a Black Friday, que nos últimos anos acabou iniciando antes mesmo da última sexta-feira do mês como forma de atrair o consumidor”, lembra Cervieri.
O dirigente acrescenta que é importante que o lojista dê atenção especial à ambientação dos empreendimentos para os clientes entrarem no clima natalino e até mesmo antecipem as compras.
“Nós estamos estimulando os nossos associados para que façam uma vitrine decorada e para que também possam aderir à tradicional promoção de prêmios da CDL. Sem dúvida, o consumidor é atraído por esse clima de Natal e pela possibilidade de concorrer a prêmios ao comprar os presentes para o final de ano”, reforça.