Caxias do Sul

Audiência pública debaterá feiras populares em Caxias do Sul

Encontro ocorrerá às 18h da próxima segunda-feira (06/11) no plenário da Câmara de Vereadores

Audiência pública debaterá feiras populares em Caxias do Sul
Audiência pública debaterá feiras populares em Caxias do Sul

Uma audiência pública a partir das 18h da próxima segunda-feira (06/11), na Câmara de Vereadores, debaterá a formalização e capacitação dos expositores da Feira Maesa Cultural e da Feira Turística e Cultural, ambas realizadas em Caxias do Sul. A reunião surgiu por meio de uma solicitação do deputado estadual Pepe Vargas/PT à Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Assembleia Legislativa, e terá apoio da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, no Legislativo caxiense, presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT.

Ambas as feiras são importantes eventos culturais e gastronômicos que atraem milhares de pessoas e expositores de todo o Estado. No entanto, os trabalhadores têm enfrentado diversos desafios que minimizam o desenvolvimento de seus negócios e esse será um dos pontos do debate. Pesquisa recente mostra que o MEI é responsável por 70% dos CNPJs do país, outros buscaram na inspiração artesanal seu modo de agregar rendimentos ou sobrevivência e que apenas em Caxias do Sul há mais de 2 mil artesãos cadastrados.

“A capacitação e formalização permitirá que representantes do poder público, de entidades ligadas ao setor produtivo e de instituições de ensino e pesquisa discutam possíveis soluções para os desafios enfrentados pelos expositores”, destacou Pepe Vargas.

Rafael Bueno entende que a realização das feiras é de fundamental importância para trazer geração de emprego e renda e para movimentar os arredores da Maesa. Ele lembra que a luta para ser construído um mercado público no complexo tem pautado os debates acerca da ocupação da Maesa.

“As feiras, associadas a outros movimentos importantes como o mercado público, contribuirão muito para trazer vida àquela região e de um modo geral para a cidade. Por isso esse debate será muito importante e produtivo para todos”, destacou Bueno, acreditando que a economia e o turismo serão beneficiados.

Para o presidente da Associação Amigos da Maesa (Amaesa), que tem a gestão das feiras, Paulo Sausen, a audiência será um momento de tratar destas experiências, os resultados já atingidos, desafios, entraves legais e alternativas para esse novo modelo de mercado:

“Traremos respostas àqueles que apostam sua energia e seu negócio nas feiras populares e nas redes sociais para vender seus produtos.”