Caxias do Sul

Mutirão de podas deve fazer 2 mil intervenções em árvores da Zona Leste de Caxias do Sul

Secretaria do Meio Ambiente e RGE realizam trabalho conjunto até dezembro no Cruzeiro, Planalto, Bela Vista e Petrópolis

Mutirão de podas deve fazer 2 mil intervenções em árvores da Zona Leste de Caxias do Sul
Foto: Fabiano Provin/Grupo RSCOM

A  Zona Leste de Caxias do Sul deve receber 2 mil intervenções em árvores, que fazem contato ou não com a fiação elétrica, durante a quarta etapa do mutirão de podas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Estão no cronograma os bairros Cruzeiro, Planalto, Bela Vista e Petrópolis. Os trabalhos, que devem ocorrer até dezembro, são realizados em parceria com equipes da Rio Grande Energia (RGE).

No mês passado, de acordo com a prefeitura, mil podas foram realizadas em 350 pontos nos bairros Exposição, Panazzolo, Cristo Redentor e parte do Fátima Alto. Ainda assim, cinco supressões foram necessárias devido a condição das plantas, conforme a Semma.

A primeira ação ocorreu entre março e abril e registrou 1,8 mil intervenções na região do bairro Esplanada. A segunda etapa foi realizada na área do bairro Santa Catarina e resultou em quase 3 mil podas entre maio e junho.

O titular da pasta, João Uez, explica que o intuito é prestar um serviço preventivo, que reduza a fila de espera por pedidos na secretaria. As ações de poda também visam o embelezamento da cidade, em preparação para a 34ª edição da Festa Nacional da Uva. Por isso, de acordo com Uez, entre dezembro deste ano e janeiro de 2024, as arborizações das perimetrais Sul, Oeste e Norte devem ser revitalizadas.